EUA pedem que seus cidadãos não viajem à China por conta do coronavírus
31/01/2020 10:07 em Mundo

O governo dos Estados Unidos pediu na quinta-feira (30) a seus cidadãos que "não viagem" para a China, elevando seu alerta ao nível mais alto devido à epidemia do novo coronavírus, que já matou 213 pessoas e infectou mais de 9,7 mil.

O Departamento de Estado emitiu um aviso de viagem de nível quatro - depois de solicitar aos americanos que "reconsiderarem" seus planos de viagem para a China - após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a epidemia originada na cidade de Wuhan como emergência internacional.

Em um alerta de viagem atualizado, o departamento disse que qualquer americano na China agora "deveria reconsiderar sair usando meios de transporte comerciais".

O órgão recordou que na semana passada havia ordenado a saída de todos funcionários americanos que não exercem funções de emergênica e de seus parentes de Wuhan.

"O governo dos Estados Unidos tem capacidade limitada para fornecer serviços de emergência a seus cidadãos na província de Hubei", o epicentro da epidemia, segundo o comunicado.

1ª transmissão interna

 

O pedido foi feito pelo governo americano horas depois da confirmação do primeiro caso de transmissão interna do coronavírus no país.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), trata-se de uma pessoa que conviveu com uma mulher de Chicago que tinha viajado para Wuhan, na província de Hubei, na China.

O caso registrado nos EUA não é o primeiro do tipo no mundo. Na terça-feira (28), autoridades japonesas informaram que identificaram o contágio em um paciente que não esteve na China. A Alemanha também registrou um caso do tipo.

 

Emergência internacional

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na quinta que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. São milhares de infecções na China e em 19 países. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!