Emirados Árabes confirmam 1º caso de coronavírus no Oriente Médio
29/01/2020 09:23 em Mundo

Os Emirados Árabes Unidos confirmaram nesta quarta-feira (29) os primeiros casos de coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, quatro pessoas de uma família vinda de Wuhan, na China, foi contaminada pela doença.

Os quatro são os primeiros confirmados no Oriente Médio do novo vírus que já matou 132 pessoas na China e infectou 5.997 no mundo.

As autoridades dos Emirados informaram que a família diagnosticada com a doença está estável, mas não informaram onde os infectados estavam sendo tratados. Na semana passada, os aeroportos de Dubai e Abu Dhabi adotaram medidas para rastrear passageiros que chegassem da China.

 

Últimos destaques do surto:

 

 

 

 

 

Fronteiras fechadas

 

Os Estados Unidos expandiram o rastreamento de chegadas da China de cinco para 20 aeroportos e considerariam impor novas restrições de viagens, de acordo com a agencia Reuters. A United Airlines informou que suspenderá alguns vôos entre os Estados Unidos e a China por uma semana a partir de 1º de fevereiro.

Já a Mongólia é o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China, enquanto a Malásia tem proibido as pessoas da província chinesa de Hubei, a mais afetada, de viajarem ao país. A Alemanha e a Turquia desaconselham seus cidadãos de viajarem para território chinês.

 

Investigações no Brasil

 

Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde anunciou dois novos casos suspeitos do coronavírus 2019-nCoV, um em São Leopoldo (RS) e outro em Curitiba (PR). Mais cedo, o governo havia noticiado a investigação de um caso em Belo Horizonte (MG). Não há casos confirmados no Brasil.

Com esses novos casos em investigação, o ministério elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". A mudança de patamar faz parte de um protocolo envolvendo a escala, que vai de 1 a 3 - o nível mais elevado só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

 

  • Nível 1 - alerta
  • Nível 2 - perigo iminente
  • Nível 3 - emergência em saúde publica

 

Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!