Mais de 600 garrafas de vinho argentino que chegaram no país de forma irregular foram apreendidos nesta segunda-feira (7), em uma transportadora aérea, em Salvador. A ação foi feita pela Receita Federal.
Segundo informações da Receita Federal, esse tipo de operação ocorre rotineiramente com o uso de ferramentas de análise de risco. O valor aproximado da apreensão foi de R$ 90 mil.
A Receita Federal não informou se o responsável pela carga foi preso.
A Receita Federal informou que está atenta ao fato de que o envio de mercadorias irregulares por meio de encomendas postais ou por transportadoras tem sido uma praxe dos criminosos, não apenas dos que atuam na fronteira.
De acordo com o órgão federal, a logística é combinada com canais de e-commerce para facilitar a comercialização e distribuição em todo o país.
As ações de combate ao contrabando e descaminho da Receita Federal inibem a prática de crimes que geram desemprego, sonegação de impostos e concorrência desleal à indústria e ao comércio regularmente instalado, além de evitar a circulação, em território nacional, de produtos potencialmente nocivos à saúde.