A aplicação da vacina BCG está prejudicada, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, por falta de seringas no mercado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SMS) do município nesta sexta-feira (4).
De acordo com a SMS, a vacina BCG protege crianças menores de 5 anos contra as formas graves da doença, como meningite e a tuberculose.
O secretário de Saúde, Marcelo Britto, disse que a escassez do produto se deve à grande demanda pela compra de seringas com agulhas mais finas para aplicar a vacina da Pfizer contra a Covid-19, cuja dosagem é parecida com a da BCG.
Ainda segundo Marcelo Britto, a BCG também requer uma dosagem menor de 0,5 ml e, para isso, a seringa especial possui agulhas mais finas. Porém, de acordo com ele, o mercado tem atendido à demanda da pandemia, especificamente na aplicação da Pfizer.
O titular da pasta ainda destacou que a gestão municipal está à procura das seringas pelo Brasil, e até no exterior, mas continua com dificuldades em encontrá-las.
Segundo Marcelo Britto, a SMS recebia as seringas e as vacinas entregues pelo Núcleo Regional de Saúde (NRS), que também está com a mesma dificuldade.