Policial civil aposentado morre em tentativa de assalto, em Simões Filho: ‘A arma dele era o violão’, diz irmão
23/04/2021 14:40 em Bahia

Um policial civil aposentado, de 63 anos, morreu nesta sexta-feira (23) após ser baleado em uma tentativa de assalto entre Ilha de São João e Mapele, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Gilmar Montes de Souza estava internado no Hospital do Subúrbio desde 14 de abril, quando ocorreu o crime.

De acordo com a Polícia Civil, o investigador estava em um carro que foi interceptado por dois homens armados, que anunciaram um assalto. Ao perceber a chegada de um outro veículo, eles atiraram contra o carro onde Gilmar estava e fugiram.

Gilmar atuou na corporação durante 40 anos e estava aposentado desde o ano passado. Desde então, prestava serviços a uma empresa privada.

O irmão da vítima, Gilcivan Montes, contou que ele estava na companhia de um guarda municipal no momento da ação criminosa. A outra vítima foi foi baleada na mão. O estado de saúde do homem não foi divulgado.

Segundo Gilcivan, Gilmar também era adepto das artes. Ele era cantor, compositor, escultor e estava redigindo um livro. “Ele escrevia, tinha músicas registradas e vivia sempre envolvido com artes. Minha sobrinha estava trabalhando em um livro dele. Ele adorava música e curtia bastante a família. Ele costumava dizer que a arma dele era o violão”, diz Gilcivan.

 

Outro atentado

 

Segundo a família de Gilmar, antes de se aposentar ele atuou na delegacia em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, e foi vítima de outro ataque a tiros. Os familiares disseram que tentaram fazer com que ele saísse o quanto antes da corporação. Mas de acordo com a família, ele era apaixonado pelo que fazia e não desistiu da profissão.

“Ele foi alvejado duas vezes e ficou entre a vida e a morte. Trouxeram ele para Salvador e ele se recuperou. Fizemos de tudo para que ele não voltasse. E bastou ele se recuperar, e voltar para a polícia e para a cidade. Tempos depois, ele foi transferido para Salvador”, disse Gilcivan.

 

Investigação

 

Sindicato dos Policiais Civis da Bahia lamenta a perda do investigador — Foto: Divulgação/Sindpoc

Sindicato dos Policiais Civis da Bahia lamenta a perda do investigador — Foto: Divulgação/Sindpoc

Familiares disseram também que estão indignados com a sensação de insegurança e a falta de informações por parte da Polícia Civil. Segundo o irmão de Gilmar, a família ainda não tem detalhes sobre o que aconteceu ou como estão as investigações.

“Os filhos estão inconformados com o fato de não ter tido nenhuma ligação da polícia para dizer que estavam investigando. Não tivemos nada. Ficamos nus, só orando para tentar salvar a vida dele. São noites sem dormir e a família está inconformada.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 22ª Delegacia Territorial, em Simões Filho, onde começou a ser apurado, mas será encaminhado à Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM).

O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) publicou uma nota de pesar lamentando a morte do colega.

"É com pesar que o SINDPOC informa o falecimento do IPC aposentado Gilmar Montes de Souza, que veio a óbito nesta sexta-feira (23). O SINDPOC se solidariza com familiares e amigos, e deseja que Deus conforte seus corações neste momento de tamanha dor", diz a nota.

O corpo do policial será sepultado no sábado (24), às 9h. no Cemitério Campo Santo, em Salvador. Gilmar era viúvo e deixa 11 filhos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!