Banhistas foram à praia do Porto da barra, uma das mais procuradas de Salvador, na manhã desta sábado (3), mesmo com decreto em vigor, desde 24 de março, que proíbe o acesso às praias da capital baiana.
De acordo com o decreto da prefeitura para conter o avanço da Covid-19, as praias estão liberadas somente para atividades esportivas individuais na água. Entretanto, no Porto da Barra, as pessoas tomaram banho de mar, ocupavam a areia e um grupo jogava futevôlei, esporte em grupo e que também está proibido.
O Porto da Barra possui três acessos e dois deles está interditado com tapumes. Apenas um acesso segue aberto para entrada das pessoas que podem fazer algum esporte individual na água. Alguns banhistas abriram uma parte do acesso fechado por tapumes para entrar e sair da praia.
O registro de pessoas na praia ocorreu bem cedo, por volta das 7h. Por meio de nota, a Guarda Civil atua, diariamente, com a operação "Tira o pé da areia", com o objetivo de fazer cumprir o decreto municipal que proíbe o acesso as praias. A operação vai das 7h às 18h em todas as praias da cidade.
Logo após o registro de pessoas na areia e mar da praia, a guarda chegou ao local e dispersou os banhistas.