A empresa São Miguel, responsável por 37 ônibus do transporte público de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, demitiu 15 funcionários por justa causa, nesta terça-feira (23) após eles realizarem um protesto na frente da garagem, pedindo o pagamento de salários atrasados.
Os 15 funcionários estão desde a madrugada de segunda-feira (22), com outros colegas, reivindicando o pagamento do salário de fevereiro. A empresa São Miguel alega que passa por dificuldades financeiras devido a pandemia da Covid-19.
A empresa ofereceu duas propostas de negociação com os funcionários, mas ambas foram rejeitadas: implementação do lay-off, que na prática da legislação trabalhista pode ser consubstanciado em duas hipóteses: Suspensão do contrato de trabalho para requalificação profissional ou redução temporária da jornada de trabalho e da remuneração. A outra opção é a demissão espontânea.
Por causa do protesto, os 37 veículos da empresa ficaram impedidos de sair da garagem e completar a rota. A empresa informou que os 15 funcionários foram demitidos por impedir o serviço de funcionar.
Mesmo após as demissões, os funcionários seguem na frente da garagem da empresa.