O governador da Bahia, Rui Costa, foi perguntado por uma telespectadora, na manhã desta quarta-feira (17), durante o programa Papo Correria, se a vacina contra a Covid-19 é obrigatória. De forma irônica, ele disse que "quem quiser toma, quem não quiser não toma" e falou que eventualmente a pessoa que preferir não tomar a vacina deve "solicitar um parente que faça algum plano para que você seja atendida ou seja sepultada".
O Papo Correria é um encontro virtual em que o Rui Costa responde a perguntas da população em uma transmissão online.
“Sônia [nome da telespectadora], a vacina não é obrigatória, a vacina é voluntária, quem quiser toma, quem não quiser não toma. O que pode acontecer é eventualmente você solicitar um parente que faça algum plano para que você seja atendida ou seja sepultada", disse o governador.
Rui Costa também afirmou que se a telespectadora quisesse, ela poderia escolher se ela "seria sepultada no chão ou naquelas gavetas", caso ela não tomasse vacina, porque ainda haverá muitas mortes.
"Se você quer ser sepultada no chão ou naquelas gavetas, você pode ir escolhendo desde já aonde eventualmente você quer ser sepultada, se você não tomar vacina, porque muitos vão morrer".
"Aqueles que não tomarem vacina estão assumindo o risco eventualmente da morte, então quem não tem medo de morrer já pode ir escolhendo se quer ser enterrado no chão, na gaveta, qual cemitério, já pode combinar com um parente, pode ir combinando para onde deve ser encaminhado, caso venha a óbito”, continuou.
Até o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na tarde de terça-feira (16), 739.357 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19, dos quais 272.576 receberam também a segunda dose até as 15h.