O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta quinta-feira (4), membro da Congregação para os Bispos.
Em nota, Dom Sergio comentou o fato. "Recebo a nomeação com humildade e gratidão ao Papa Francisco, esperando contar com a graça de Deus e as orações de todos, para poder cumprir de modo fiel e generoso esse serviço à Igreja”, afirmou.
De acordo com informações da Arquidiocese da capital baiana, na ocasião, também foi nomeado para a mesma função o Cardeal americano Joseph William Tobin, de Newark.
A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos.
“A nomeação representa um gesto de bondade do Papa em relação a mim e, sobretudo, de grande estima e consideração pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil. A nomeação para ser membro da Congregação para os Bispos não é uma honraria, mas sim um serviço muito exigente que sou chamado a prestar à Igreja, a pedido do Papa, continuando minha missão de Arcebispo de Salvador”, disse Dom Sergio.
O atual prefeito da Congregação para os Bispos é o Cardeal canadense Marc Ouellet, e o Secretário é o bispo brasileiro Dom Ilson Montanari. Dom Lucas Moreira Neves, que foi Arcebispo de Salvador de 1987 a 1998, desempenhou o ofício de prefeito da Congregação para os Bispos.