Primeira a ser imunizada em Feira de Santana, enfermeira chora ao receber vacina: 'Não tinha como segurar a emoção'
Bahia
Publicado em 19/01/2021

A enfermeira Layse Bastos, que trabalha no Hospital Clériston Andrade, em feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, foi a primeira pessoa a ser imunizada contra a Clovid-19 no município. A vacinação ocorreu na manhã desta terça-feira (19).

 

“Não tinha como segurar essa emoção. São 10 meses de espera e finalmente chegou esse dia que, com certeza, é um marco na história da saúde pública. É de dentro pra fora. Passa um filme dos momentos que vivemos, de todo o sofrimento, de várias pessoas que foram a óbito”, disse a enfermeira.

 

Layse destacou que, apesar da vacinação já ter começado, é necessário manter as medidas de prevenção, indicadas pelas autoridades de saúde.

"Quero aproveitar aqui para falar a toda população que a luta ainda não acabou. A gente tem que continuar cada vez mais unido. Que você continue usando máscara, higienização das mãos", falou.

A enfermeira coordenadora do núcleo hospitalar de epidemiologia do Hospital Geral Clériston Andrade, Gerusa Scher, contou que passa um filme na cabeça dela ao lembrar de todos os momentos em que vivenciou nos últimos meses.

“É uma sensação de grande conquista. A gente está muito emocionada com o que vem acontecendo, com o que a gente vem sonhando que possa se tornar a realidade que a gente tanto deseja”, disse Gerusa Scher.

Ela também lembrou que as pessoas devem continuar se precavendo o vírus, fazendo o uso de máscaras e álcool em gel, além de evitar aglomerações.

“A gente conta com o apoio de vocês, vamos nos unir cada vez mais para que a gente possa sair vitoriosos dessa situação que a gente vem vivenciando como um todo”, pediu.

Feira de Santana foi a primeira cidade da Bahia a ter um caso confirmado da Covid-19, em 6 de março de 2020. Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, até o momento a cidade registrou 22.383 casos da doença, com 396 óbitos.

A prioridade nessa primeira fase de imunização é vacinar profissionais que trabalham diretamente com pacientes com o vírus, idosos institucionalizados e indígenas.

Após chegar em Salvador, na noite de segunda-feira (18), as doses da vacina foram distribuídas pelo interior da Bahia. As vacinas foram encaminhadas para 30 regionais, responsáveis pela distribuição aos 417 municípios baianos.

 

As primeiras doses da Coronavac chegaram em Feira de Santana de helicóptero, por volta das 7h30 desta terça-feira (19). No total, foram enviadas 15 mil doses. Nove mil ficaram em Feira, e o restante distribuído a outras 22 cidades da região.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!