Profissionais do Samu começam a ser vacinados em Salvador: ‘Colegas se foram antes de ver esse momento’, lamenta técnica de enfermagem
Bahia
Publicado em 19/01/2021

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, começaram a ser vacinados nesta terça-feira (19).

Durante toda a manhã, mais de 200 deles, entre médicos, socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros já foram a ser vacinados. A previsão é de vacinar outros 700.

Uma das pessoas vacinadas foi a técnica de enfermagem Ana Anjos. A trajetória dela durante a pandemia foi pesada. Depois de ficar mais de cinco meses sem ter contato físico com o filho de 11 anos, Ana acabou contraindo o coronavírus logo após ser hospitalizada por H1N1.

Emocionada, ela homenageou colegas que perderam a batalha para a Covid-19. Na Bahia, mais de 9.600 pessoas não resistiram ao coronavírus.

 

“Hoje é um dia de renovação de todas as esperanças. Cinco meses que fiquei longe sem do meu filho, sem poder abraçar só vendo de longe. Passa um filme de tudo o que a gente viveu. Eu fiquei na UTI com H1N1 antes e Covid depois. É emocionalmente exaustivo para todo mundo. A emoção hoje é muito forte”, disse ela, emocionada.

“Só Deus sabe o quanto a gente batalhou, o quanto foi pesado e quantas vidas perdemos. Quantos colegas se foram antes de ver esse momento”.

 

Os profissionais do Samu estão sendo vacinados na Central de Regulação, que fica no bairro do Pau Miúdo. Nesta terça, a vacinação segue até 17h. Os profissionais estão se vacinando em escalonamento, muitos deles fora do horário de trabalho, para não deixar as bases de socorro desassistidas. A vacinação na Central deverá se estender até que todos sejam vacinados.

Vacinação em Salvador

A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em solo baiano, nesta terça-feira (19), em Salvador. Ela trabalha no Hospital Couto Maia, na linha de frente no combate à pandemia. Além da enfermeira, foram imunizados na cerimônia de desta manhã, na capital baiana, uma idosa de 83 anos, uma indígena e um médico do Samu.

"Momento muito importante. Me sinto honrada, gratidão a Deus e a todos os profissionais que contribuíram para este momento", falou a enfermeira.

Após chegar em Salvador, na noite de segunda-feira (18), as doses da vacina foram distribuídas pelo interior da Bahia.

As vacinas foram distribuídas para 30 regionais, que farão a distribuição aos 417 municípios baianos. Algumas cidades do interior já iniciaram a imunização nesta terça.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!