O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (14) que a vacinação contra a Covid-19 na capital baiana deverá ser iniciada ás 10h de 20 de janeiro. O anúncio foi feito após reunião de prefeitos de todo o Brasil com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
- Trabalhadores da Saúde;
- População idosa com 75 anos ou mais;
- Pessoas com 60 anos ou mais, que vivem em instituições de longa permanência, asilos ou instituições psiquiátricas;
- Indígenas, aldeados, povos de comunidades ribeirinhas.
Bruno Reis detalhou que, no domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreciará os pedidos das vacinas. Depois disso, o Ministério da Saúde iniciará a distribuição para os estados.
Ainda de acordo com o prefeito, o ministro informou que tem oito milhões de doses disponíveis. Após aprovações da Anvisa, as doses serão divididas proporcionalmente aos estados que, por sua vez, também farão a divisão proporcional a cada município.
“Inicialmente, são oito milhões de doses, que serão distribuídas para os estados na proporção do público prioritário de cada local. Salvador, como tem naturalmente 572 mil pessoas componentes desse público, receberia as doses nessa proporção. A cidade está preparada e nossa expectativa é iniciar a vacinação, já no dia 20, com a primeira dose disponibilizada".
O prefeito detalhou que a capital pode aplicar 100 mil doses por dia e que tem material para a vacinação, assim como os locais de armazenamento.
"Temos a capacidade para atender universo de 100 mil pessoas por dia. Dispomos dos freezers, veículos para distribuição nas unidades de saúde, além de mais de um milhão de seringas e agulhas para aplicação”, afirmou Bruno Reis.