ACM Neto anuncia lançamento de programa de saúde com rastreio e monitoramento de pacientes com Covid-19 em Salvador.
Bahia
Publicado em 17/06/2020

O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou na manhã desta quarta-feira (17) o lançamento de um novo programa de saúde para reforçar o atendimento aos infectados pelo coronavírus. Com o nome de "Salvador Protege", o plano prevê o acompanhamento contínuo de pacientes com a Covid-19 por meio da telemedicina, além do rastreio de pessoas potencialmente contaminadas. Segundo o prefeito, o Salvador Protege é voltado para pessoas com coronavírus, mas se enquadra na lista de programas definitivos do sistema de saúde da capital baiana. O paciente com suspeita de Covid-19 terá uma ala exclusiva para atendimento na Unidade Básica de Saúde. Em caso de diagnóstico com sintomas leves, o infectado será liberado para voltar para casa, sob a condição de permanecer em isolamento. A cada 48 horas, profissionais de saúde entrarão em contato por telefone para acompanhar a evolução do quadro. Se houver melhora, a pessoa receberá alta. Em caso de piora, será encaminhada para um hospital.

“Estou confiante, apostando muito no êxito desse programa. Entramos em uma nova fase do enfrentamento ao coronavírus e esse programa traz perspectiva de um trabalho mais preciso, mais próximo das pessoas", disse. "A ideia é que a gente possa rastrear casos, acompanhar famílias e assegurar que a taxa de crescimento o coronavírus caia na nossa capital”, disse o prefeito, antes de reforçar que a ideia é também evitar que pacientes entrem em hospitais já em estado grave.

A partir da confirmação de um paciente com coronavírus, equipes da prefeitura entrarão em contato para rastrear com quem ele teve contato. Com a identificação de contaminados em potencial, ACM Neto afirma que poderá agir de forma preventiva. “Vamos ligar para a pessoa e pedir para ela informe com quem ela teve contato nos dois dias anteriores à apresentação dos sintomas. Elas vão passar os nomes e telefones das pessoas. Muitas vezes o contato é com vizinho, familiar, colega de trabalho, que são facilmente identificáveis. Vamos pegar esses contatos e ligar para checar se elas estão com algum tipo de sintoma. Se estiverem, já entram no nosso protocolo de atenção, assim como o paciente original”, pontuou.*G1BAHIA— Foto: Reprodução / Facebook

Comentários
Comentário enviado com sucesso!