Bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, terá restrição de pessoas e veículos a partir de quarta-feira.
02/06/2020 10:40 em Bahia

Medidas restritivas contra a propagação do coronavírus começarão a valer no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, a partir de quarta-feira (3). De acordo com decreto publicado na segunda-feira (1), pela prefeitura de Lauro de Freitas, a medida vai até o dia de 10 de junho. Pessoas andando na rua serão paradas por fiscais, que irão verificar comprovante de residência e motivo delas não estarem em isolamento social. Apenas estabelecimentos comerciais essenciais terão autorização para funcionar, e a aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados será proibida. Locais para estacionamento também serão limitados.

A medida abrange uma área que tem como centro o Largo do Caranguejo e se estende por dois quilômetros de circunferência em direção à Avenida Fortaleza, Alto da Itinga, São Cristóvão e Parque São Paulo. Ainda de acordo com a prefeitura, a fiscalização será realizada em barreiras montadas nas principais vias do bairro. Quem for abordado, deve apresentar comprovação de residência e da necessidade de circulação.

Estão permitidos deslocamentos para unidades de saúde, estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar, entrega de bens essenciais para pessoas dos grupos de risco, prestação de serviços emergenciais por órgãos públicos, e de assistência a idosos, crianças, e pessoas com necessidades especiais.

Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar são os considerados essenciais, como supermercados, panificadoras, açougues, farmácias, postos de combustível, agências bancárias e lotéricas, unidades ou serviços de saúde humana ou animal, de urgência e emergência, além de serviços públicos essenciais, funerárias, segurança privada, imprensa, telecomunicações, logística e transporte de alimentos e medicamentos. Segue suspensa a atividade de vendedores ambulantes. Além disso, a prefeitura também vai realizar ações de apoio e proteção aos moradores do bairro, como a medição de temperatura e encaminhamento de casos suspeitos de Covid-19 para avaliação clínica. Vão ser feitas também ações de combate ao mosquito aedes aegypti, distribuição dos kits alimentos substituindo a merenda escolar e máscara para pessoas com vulnerabilidade social cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), além da intensificação das ações de desinfecção de locais públicos, realizada pela gestão desde o início da pandemia. Quem for flagrado descumprindo o decreto poderá ser autuado em flagrante pela prática dos crimes contra a saúde pública e desobediência, previstos nos artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro. Também ficam sujeitos a aplicação de multa, interdição e/ou suspensão de atividade comercial, conforme previsto em legislação municipal. A prefeitura de Lauro de Freitas informou que 126 moradores de Itinga testaram positivo para a Covid-19, o que representa mais de 24% dos 532 casos da cidade. O bairro teve ainda e seis óbitos dos 12 registrados em lauro de Freitas. Os bairros de Caji (81), e Portão (54) ocupam o segundo e terceiro lugares em número de contaminados no municípios, segundo a prefeitura.

Na cidade, está em vigor toque de recolher que proíbe, entre 20h e 5h, a circulação de pessoas, além da permanência e trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas da cidade. O toque de recolher vale até domingo (7).*G1BAHIA— Foto: Divulgação/Prefeitura de Lauro de Freitas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!