ACM Neto mantém restrições em Salvador, mas autoriza abertura de alguns estabelecimentos; previsão é de 30 mil casos de Covid-19 até 16 de junho.
Bahia
Publicado em 01/06/2020

As medidas de restrição em Salvador foram prorrogadas pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta segunda-feira (1º). A determinação pelo fechamento de shoppings centers, teatros, cinemas, clubes esportivos, bares, restaurantes e academias de ginástica, a interdição de praias e a suspensão de aulas em instituições de ensino foi ampliada até o dia 15 deste mês. Alguns estabelecimentos, no entanto, foram autorizados a abrir as portas, como açougues e concessionárias de veículos.

ACM Neto listou as atividades que entraram na relação daquelas que poderão funcionar, desde que respeitem um protocolo específico. Além de açougues e concessionárias, estão liberados para abrir as portas estabelecimentos de comércio e serviço de arquitetura e decoração, lavanderias, lojas de materiais elétricos e de ferragens, clínicas odontológicas e também a realização de obras de construção civil em imóveis habitados. “Se a gente conseguir ampliar os leitos clínicos e de UTI na cidade, vamos aliviando as medidas. Por outro lado, se a situação se agravar, se houver aumento muito grande da taxa de crescimento, se houver aperto na taxa de ocupação, não terei nenhuma dúvida de, se necessário, suspender tudo”. “Sei como os comerciantes de shoppings desejam voltar a funcionar, mas ainda não temos segurança para atuar sem ser no modelo drive thru. Não temos condições de autorizar o funcionamento dos salões de beleza. Avançamos no protocolo para essa atividade, mas foi necessário adotar cautela. A regra nossa é a suspensão, a prorrogação por 15 dias de quase todas as atividades. Incluímos poucas no rol das exceções”, completou o prefeito. ACM Neto afirmou que cada protocolo específico para as atividades autorizadas a funcionar será publicado pela prefeitura. O prefeito também detalhou normas gerais que deverão ser seguidas por todos os estabelecimentos. As medidas incluem a manutenção de profissionais do grupo de risco em isolamento, respeito à distância entre as pessoas dentro de cada estabelecimento, limitação de uso do elevador a 30% do total da capacidade, proibição do serviço de manobristas, uso obrigatório de máscaras por todos, higienização obrigatória das mãos dos clientes com álcool 70% e higienização de locais comuns.*G1BAHIA  — Foto: Reprodução / Facebook

Comentários
Comentário enviado com sucesso!