Educadores usam a criatividade para alcançar alunos da rede pública de ensino através da internet.
27/05/2020 09:03 em Bahia

Educadores de Salvador estão aliando criatividade e ferramentas tecnológicas para interagir e oferecer aulas a estudantes da rede pública. As aulas na Bahia estão suspensas desde o dia 19 de março, por determinação do governador Rui Costa, para diminuir o risco de contágio pelo coronavírus. Desde o início da pandemia, professores do Colégio Estadual Dr. João Pedro dos Santos, localizado no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, criaram grupos em aplicativos de mensagens para manter a interação com os alunos. Ao perceber que o modelo estava engessado e o interesse dos alunos havia diminuído, um grupo de educadores da escola decidiu realizar uma gincana virtual, como explica Cristina BoaVentura, professora de Língua Portuguesa. “O objetivo é potencializar o ensino em todas as áreas. É um trabalho interdisciplinar, e talvez eles nem tenham consciência da importância que isso terá. É uma competição saudável, fortalecimento do vínculo de amizade”, disse.

O contato com os estudantes é feito, além dos aplicativos de troca de mensagens, pelo Facebook, onde as tarefas são postadas. Entre as atividades, os professores estimulam os estudantes a fazer paródias, cartazes em forma de campanha contra a Covid-19 e até receitas culinárias. Desde o início da gincana, 13 grupos de alunos se inscreveram. A professora Adriana Alencar, que leciona Educação Física e também faz parte do grupo que organiza a gincana, afirma que os jovens têm respondido de maneira positiva. “A gente não esperava tantas equipes inscritas, primeiro porque a gente nunca tinha feito virtualmente. A gente tem ficado muito feliz pelo nível das atividades que são mandadas e pelo retorno deles. E também pelo grupo de alunos que abraçou a gincana e está levando adiante”, disse. "A gente está muito feliz mesmo", afirmou.

Outro educador que resolveu utilizar a internet como aliada para alcançar os alunos da rede pública foi Zé Silva, com mais de 40 anos de estrada. Ele criou um canal no Youtube e vai oferecer aulas gratuitas de Literatura a partir da próxima segunda-feira (1). “Minha ideia é fazer com que os alunos das escolas públicas também tenham acesso às aulas, porque eles estão parados. Eu vim de escola pública e sei que é uma dificuldade”, disse.

Zé Silva, que continua dando aulas online em colégios particulares, planeja oferecer também a disciplina de Gramática. “Essa é uma dificuldade latente, porque os alunos de escolas particulares estão tendo aula, mas os de escola pública, não”, afirmou.*G1BAHIA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!