Hospital de campanha para casos de Covid-19 é inaugurado no Wet’n Wild, em Salvador.
12/05/2020 12:40 em Bahia

O hospital de campanha montado na área do Wet'n Wild, na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, mais conhecida como Paralela, em Salvador, foi inaugurado pela prefeitura na manhã desta terça-feira (12). Até o início da pandemia, o local funcionava como espaço para shows. A unidade, com 50 leitos de UTI e 40 de enfermaria, vai atender exclusivamente pacientes com Covid-19, encaminhados para unidade de saúde por meio da regulação. O hospital começa a receber pacientes na tarde desta terça-feira, conforme informou o prefeito ACM Neto. O Secretário Municipal de Saúde, Leo Prates, também participou da inauguração. "Estamos entregando em pleno funcionamento. Hoje à tarde, a partir das 14h, começaremos a receber pacientes de Covid-19. Tudo isso foi feito em prazo recorde de 40 dias. As obras começaram em 1º de abril", falou ACM Neto. Serão 600 profissionais, incluindo médicos clínicos, intensivistas, pneumologistas, cardiologistas e infectologistas, além de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos. Haverá serviços de ultrassom, radiologia e laboratório.

O prefeito informou ainda que uma segunda tenda do hospital de campanha deve ser implementada onde a unidade de saúde foi instalada. "Eu autorizei a Secretaria de Saúde [do município] a implementar a segunda tenda. Essa segunda tenda está projetada para receber 100 leitos clínicos. Aqui em Salvador estamos observando a possível saturação de leitos clínicos. Quanto mais cedo começa o tratamento, melhor possibilidade de cura. Ela [a tenda] foi 'desenhada' para 100 clínicos, mas com a possibilidade para fazer a conversão para leitos de terapia intensiva", explicou o prefeito. Não há data de quando a segunda tenda será finalizada. O hospital de campanha conta com respiradores, monitoradores multiparamétricos, equipamento que faz a leitura dos sinais vitais do paciente, e cardioversores, para reanimação do paciente. Na última terça-feira (5), a prefeitura já tinha inaugurado outra unidade exclusiva de Covid-19. O hospital fica no bairro do Caminho das Árvores, na capital baiana, com 47 leitos de UTI. Assim como a prefeitura de Salvador, o governo do estado também tem inaugurado unidades de saúde especializadas em atendimento de coronavírus. No último sábado (9), passou a funcionar, também na capital baiana, um hospital de campanha no prédio do antigo Hospital Santa Clara, no bairro do Itaigara. No local são 59 leitos, sendo nove de unidades de terapia intensiva e 50 de enfermaria.

Até a manhã desta terça-feira, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na Bahia passava de 5,8 mil com mais de 200 mortes.*G1BAHIA — Foto: Victor Silveira

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!