Prefeito de Salvador prorroga suspensão de atividades em shoppings e estabelece multa para quem não usar máscara.
Bahia
Publicado em 17/04/2020

Os shoppings de Salvador permanecerão fechados, pelo menos, até o dia 4 de maio. A decisão foi anunciada pelo prefeito ACM Neto na manhã desta sexta-feira (17), durante entrevista coletiva realizada após a inauguração da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) do Largo de Roma, no bairro da Calçada. A interdição das praias e clubes sociais também foi prorrogada pelo mesmo prazo. Além disso, o prefeito anunciou aplicação de multas em alguns casos de pessoas sem máscaras nas ruas. Porém, a multa só será aplicada em em caso de reincidência. Segundo o prefeito, primeiro a pessoa será advertida. Se repetir, será multada.

“Estamos publicando no Diário Oficial do Município a prorrogação dos decretos que determinam a suspensão das atividades dos shoppings centers e demais estabelecimentos correlatos, suspensão do funcionamento de clubes sociais e esportivos, interdição das praias para uso da população e proibição absoluta de comércio nas praias, além da suspensão das atividades de estabelecimentos caracterizados como comércios de rua com espaço acima de 200 metros, ressalvadas algumas exceções”, explicou o prefeito. ACM Neto também anunciou quatro novas ações que envolvem o uso de máscaras por parte da população. A principal delas envolve a criação de blitz no trânsito da capital baiana. A Transalvador montará barreiras para fiscalizar o uso do equipamento por pessoas em veículos particulares. No caso de alguém ser flagrado sem máscara, haverá aplicação de multa. O Projeto de Lei depende da aprovação da Câmara para entrar em vigor. A expectativa de ACM Neto é que os vereadores votem a medida em regime de urgência, para que a aplicação possa ser realizada já na próxima semana. “Vamos fazer blitz da máscara. A Transalvador, como faz com alcoolemia, vai definir locais da cidade e parar carros. Quem estiver com passageiro sem máscara será multado administrativamente. Mandarei um projeto de lei na segunda-feira que será aprovado pela Câmara, espero, em regime de urgência, instituindo a multa administrativa para todas as pessoas no carro sem máscara", disse. O prefeito também determinou que os usuários de transporte coletivo serão obrigados a utilizar máscaras nos ônibus. As pessoas terão uma semana para se adequar à nova medida. Além disso, a prefeitura irá adquirir 200 mil máscaras que serão distribuídas entre os ambulantes. O vendedor de rua que for flagrado sem o equipamento terá a mercadoria apreendida.

“A máscara não precisa ser descartável, não precisa ser com requisito A, B ou C. A prefeitura entrará com uma campanha em todos os meios de comunicação ensinando as pessoas um jeito fácil e rápido de fazer máscara. Irá valer qualquer máscara. Máscara que a pessoa faz em casa. Essa medida, se for assimilada em larga escala, se houver adesão de todos, independentemente do poder de polícia da prefeitura, das medidas punitivas, será fundamental para que a gente comece a ter um horizonte. Entendam como uma transição importante, uma preparação para o futuro. As medidas e exigências são uma preparação para o futuro”, pontuou o prefeito.

A última determinação prevê que empresas deverão fornecer máscaras para funcionários e clientes.

“Não estamos ampliando o fechamento de comércio, não estamos obrigando ou impedindo as pessoas de irem à rua, tenho feito apelo para ficar em casa, mas não posso nem vou obrigar, a menos que haja determinação técnica. Mas podemos impor que qualquer ambiente de trabalho, para não ser interditado, adote o uso da máscara. Não é apenas o prestador do serviço. Vale para qualquer pessoa dentro do ambiente, do servente ao dono, passando pelo cliente. Todos terão que usar máscara. Ambiente detectado sem máscara, vamos interditar”, encerrou.*G1BAHIA— Foto: Valter Pontes/Secom

Comentários
Comentário enviado com sucesso!