As feiras livres e mercados centrais de Juazeiro, no norte da Bahia, voltaram a ser abertos ao público nesta sexta-feira (3), segundo informações da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA). As atividades desses estabelecimentos estavam suspensas como medida de combate ao coronavírus e à H1N1. Até a manhã desta sexta-feira, o número de pessoas infectadas pelo Covid-19 na Bahia passava de 260, com três mortes. Em Juazeiro há o registro de dois casos. Já sobre o H1N1, o município do norte da Bahia possui 13 casos registrados, com duas mortes. Apesar da liberação das atividades da feira, algumas medidas foram ajustadas no funcionamento desses estabelecimentos, respeitando as orientações em combate ao coronavírus e H1N1.
Entre as orientações da prefeitura, as barracas deverão manter afastamento mínimo de dois metros entre elas. Os feirantes também devem evitar contato direto com os clientes, que devem obedecer nas filas uma distância mínima de 1,5 metro entre eles.
Apesar da liberação das feiras livres, outras medidas restritivas foram mantidas em Juazeiro. Inclusive, no início desta semana, a prefeitura renovou um decreto com as restrições, e agora as medidas têm validade até o dia 13 de abril. Com a renovação, escolas devem permanecer sem aulas e o comércio deve ficar de portas fechadas. Além disso, bares e restaurantes só podem atuar no sistema delivery. Os templos religiosos também estão fechados para evitar aglomerações. Em Juazeiro também há uma limitação para o número de pessoas que podem compartilhar o ambiente em um mercado: apenas 30 podem entrar a cada momento. No caso de hipermercados e grandes lojas, o número aumenta para 50 pessoas.*G1BAHIA