Esgoto transborda e moradores de Massaranduba, em Salvador, relatam preocupação após água invadir casas: 'Situação difícil'.
Bahia
Publicado em 22/01/2020

Um esgoto do bairro de Massaranduba, em Salvador, transbordou e a água invadiu diversas casas distribuídas em quatros ruas do local. Conforme os moradores, a situação é difícil e ocorre desde o ano passado. Eles alegam que esperam ajuda da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

"Toda vez que a água é mexida sobe um fedor horrível. É uma coisa muito ruim. Situação difícil. Ninguém tem noção. Todo dia sentindo esse fedor na porta da casa', contou Ubirajara Azevedo, morador do bairro. De acordo com o Ubirajara, a situação começou na Rua Leblon, em setembro do ano passado, depois que criminosos roubaram fios da região. “O esgoto daqui é feito através de sucção. Tem uma bomba que faz todo o trabalho. Em setembro do ano passado, roubaram os fios da rede elétrica que alimenta justamente essa bomba. Depois desse roubo, o trabalho de sucção parou de funcionar. É uma situação que tem que ser resolvida pela Embasa. Isso ocorre desde o ano passado", disse. Ele conta que, desde então, toda água suja que sai do esgoto tem se espalhado pelas ruas, chegando até as casas. Nesses quatros meses, já houve o registro de três pessoas doentes por causa da situação. "A própria água do esgoto começou a invadir as casas. Teve uma via que não dá mais para andar, por causa da quantidade de água nas ruas. Já tem muito limo e lama. É água de esgoto. Desde setembro nessa luta. Todos os dias vemos água na porta de casa. É muito fedor. Umas três pessoas ficaram adoentadas. Eles foram para o médico e foram diagnosticadas com chikungunya. A gente está sofrendo aqui", pontuou. Por causa da situação, os moradores colocaram diversos móveis pelo local para protestar e também impedir que água se espalhasse. “Os móveis que colocamos foi para chamar atenção. E também para que essa  água e lama não seja jogada nas pessoas, nem dentro de casa", contou. O G1 entrou em contato com a Embasa que, por volta das 9h10, informou que mandou técnicos para o local para saber se o problema é de responsabilidade da empresa.*G1BAHIA— Foto: Victor Silveira / TV Bahia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!