O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve abstenção de 23,4% na Bahia, no primeiro dia das provas, realizadas no domingo (3). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual de ausências corresponde a 92.695 pessoas que não fizeram as provas. O índice é menor que o balanço final de 2018, quando foi registrada ausência de 23,5% dos candidatos inscritos. Os dados são maiores que a média nacional de ausências no primeiro domingo deste ano, que ficou em 23%. Em todo o estado, 395.437 candidatos se inscreveram para fazer a prova. Deste total, 302.742 compareceram aos locais de provas, sendo um total de 76,6% de candidatos presentes. A Bahia fica em 3º lugar no ranking de presenças no Enem 2019, atrás de São Paulo e Minas Gerais, no primeiro dia de provas. Em Salvador, desde cedo era grande o movimento de estudantes nas portas dos locais de prova. O casal Tailane Almeida, de 22 anos, e Lucas Fernando, de 21, por exemplo, chegou no Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, por volta das 10h30, 1h30 antes da abertura dos portões. Os jovens estudaram juntos para o exame e se surpreenderam ao descobrir que fariam a prova no mesmo local. Para Tailane, a coincidência foi obra do destino. Os pais e mães de candidatos também marcaram presença cedo nos locais de prova. O relógio não marcava nem 10h30 e Antônio Edson dos Santos já estava com a filha Amanda Soares, de 17 anos, aguardando pela abertura dos portões no Colégio Estadual Manoel Devoto. Para ele, participar desse momento é essencial.
O estudante Cleiton de Jesus, de 19 anos, foi o segundo a deixar o campus da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), na capital baiana, na tarde deste domingo (3), primeiro dia do Enem 2019.
A segunda etapa de provas do Enem será no próximo domingo (10), quando serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os portões nos locais de provas do Enem abrem às 12h, fecham às 13h e as provas começam às 12h30.*G1BAHIA — Foto: Phael Fernandes/G1