Moradores de Vitória da Conquista denunciaram que cães que ficam na área de um supermercado de Vitória da Conquista, cidade localizada no sudoeste da Bahia, estariam sendo vítimas de maus-tratos. Conforme a denúncia, relatada pelos moradores à TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia na região, e também por meio de redes sociais, os animais estariam sendo retirado do local por uma empresa especializada no combate a pragas, contratada pelo supermercado. Através de um vídeo feito na última terça-feira (15), por uma pessoa que passava pelo estabelecimento, é possível ver os cães tontos e cambaleando no local. De acordo com Saulo Botelho, da Liga Protetora de Animais, uma pessoa procurou a ONG para relatar o ocorrido. A empresa especializada em pragas, conforme a denúncia, teria sido chamada para poder capturar os animais e levá-los para um local desconhecido pela Liga e pelos moradores do município. "Antes eles dopavam os animais para poder levar. Uma ONG citada [pela empresa de pragas], emitiu uma nota desmentindo que teria recebido animais e que não estava de acordo com a atitude da empresa [de pragas]", explicou Botelho. Em nota, o supermercado diz que não compactua com ações que ferem os direitos ou põe em risco o bem-estar animal e que nenhum cachorro foi capturado por pessoas do supermercado. Informou ainda que o estacionamento é monitorado por câmeras. Ainda na nota, com relação aos animais em situação de rua que entraram no estacionamento, o supermercado diz que alguns clientes reclamaram dos animais e por isso, pediu apoio da prefeitura e acionou uma empresa para capturar e transportar os animais a entidades de proteção, que segundo o supermercado, seguiu o contrato. Mas o serviço foi cancelado. A companhia lamenta a situação.
A prefeitura de Vitória da Conquista disse em nota, que segundo o Ministério da Saúde, animais só devem ser apreendidos ou capturados quando estiverem infectados por alguma doença, como raiva ou leishmaniose, que coloque em risco à saúde humana.
A Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista disse que nenhum caso foi notificado nos últimos anos na cidade do sudoeste da Bahia. A prefeitura disse ainda que mantém um serviço de controle de zoonoses em convênio com clínica veterinária. E ainda que a implantação do centro de zoonoses é uma prioridade. Sobre a ação do hipermercado, a prefeitura disse que foi realizada uma reunião com o hipermercado, representantes de ONGs de proteção aos animais e disse que foram apresentadas propostas e intenções de parcerias para cuidar dos animais, e quando solicitado, o governo municipal vai continuar orientando as empresas sobre animais em áreas dos estabelecimentos comerciais e realizar ações educativas sobre o cuidado com animais. Ainda segundo a prefeitura o hipermercado se desculpou pela ação e as respostas às propostas vão ser apresentadas ao conselho estadual de medicina veterinária.*G1BAHIA — Foto: Reprodução/TV Bahia