O grupo baiano ÀTTØØXXÁ, que se apresentou na noite de sábado (20) durante a Virada Cultural, em Belo Horizonte, se envolveu em uma confusão no Hotel Dayrell em que está hospedado, no centro da capital mineira. Os integrantes teriam retirado quadros que fazem parte da decoração do hotel. Alguns chegaram a chutar as imagens, dizendo que remetiam diretamente ao período da escravidão. A assessoria de imprensa da banda confirmou o fato e disse que os integrantes ficaram “consternados e se sentiram extremamente ofendidos e abismados com a exploração do uso destas imagens, que alimentam o racismo estrutural ao qual estamos submetidos.”
Todos os integrantes assumiram que extrapolaram ao chutar. Mas reforçaram que a intenção era denunciar o racismo a que foram submetidos no hotel. A assessoria, no entanto, não confirmou se foi feito registro de boletim de ocorrência.
A assessoria de imprensa da Virada Cultural disse que a escolha do hotel foi da própria banda e que, em momento nenhum, a prefeitura teria interferido na decisão.
O hotel informou neste domingo que não iria se manifestar sobre o assunto. *G1BAHIA — Foto: Divulgação