'Apagão' de energia causa incêndios em postes e queima de aparelhos em imóveis de cidade da Bahia
10/07/2024 15:03 em Bahia

A cidade de Formosa do Rio Preto, localizada no oeste da Bahia, sofreu um "apagão" e ficou sem energia elétrica, por cerca de 30 minutos, na terça-feira (9). Por causa disso, empresas e residências tiveram prejuízos e danos materiais.

Incêndios são registrados em cidade da Bahia que sofreu com apagão — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Incêndios são registrados em cidade da Bahia que sofreu com apagão — Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Segundo informações, houve incêndios em diversos postes da cidade e queima de aparelhos em imóveis, inclusive no Hospital Municipal Doutor Altino Lemos. Não há informações se houve prejuízos para os pacientes.

Nesta quarta-feira (10), os moradores da cidade também sofrem com a falta de água, por causa, segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento(Embasa), da queda de energia elétrica na estação de tratamento.

A Embasa também informou que a Neoenergia Coelba foi acionada para executar os devidos reparos nas instalações.

Segundo relato de Daniela Vidal, moradora de Formosa do Rio Preto, a explosão da energia começou em um posto desativado na entrada da cidade. Em seguida, começaram a estourar todo o padrão trifásico da cidade.

Ela disse que, a príncipio, os moradores acharam que a situação seria um assalto a banco, porque foi divulgado, nas redes sociais, um vídeo de uma agência bancária pegando fogo. O que aconteceu, na verdade, foi a tampa da fonte de energia explodiu e o hidrômetro de água pegou fogo.

 
 
 

Por meio de nota, a concessionária de energia disse que iniciou os processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos. Disse ainda que triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidores afetadas pela situação.

A distribuidora também informou que esta foi uma "situação atípica e está alocando todos os esforços possíveis para mitigar os impactos para a população".

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto informou que equipes estão realizando um levantamento dos danos, no hospital, sede da prefeitura e secretarias devido a queda de energia. Logo após esse levantamento, disse que vai enviar uma notificação para a Coelba, para que seja feito o ressarcimento para o município.

 

Nota da Neoenergia Coelba

 

A Neoenergia Coelba esclarece que, por volta das 23h da última terça-feira (9), foi registrada uma intermitência na subestação que atende o município de Formosa do Rio Preto. De imediato, a distribuidora iniciou processos remotos que normalizaram o fornecimento de energia em cerca de 30 minutos.

Nesta quarta-feira (10), a Neoenergia Coelba triplicou o efetivo de profissionais na cidade para tratar os casos individuais e substituir os equipamentos de medição das unidades consumidoras afetadas pela situação. a distribuidora também irá aumentar a quantidade de profissionais na sua unidade de atendimento em Formosa do Rio Preto para receber as solicitações.

 

A Neoenergia Coelba reforça que esta é uma situação atípica e que está alocando todos os esforços possíveis para mitigar os impactos para a população.

As solicitações também podem ser realizadas pelos canais de atendimento digitais da distribuidora, como o teleatendimento 116 e o site (www.neoenergia.com).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!