'A gente faz excursões há mais de 20 anos', diz passageira de ônibus de turismo que tombou na Bahia e deixou 9 mortos e 23 feridos
11/04/2024 11:19 em Bahia

A passageira Vânia Mathias de Jesus, que estava no ônibus de turismo que tombou e deixou 9 pessoas mortas e 23 feridas na manhã desta quinta-feira (11), na Bahia, contou que o grupo faz excursões há mais de 20 anos. O acidente aconteceu na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano.

"Nós somos um grupo de aposentados e a gente faz excursões há mais de 20 anos com esse grupo. Tem mais gente [que costuma participar], tanto que o ônibus não estava lotado", disse a passageira.

 
 

Vânia Mathias disse ainda que o grupo fez a mesma viagem em 2022, com quatro ônibus lotados.

Acidente aconteceu por volta das 4h30, em trecho de Teixeira de Freitas — Foto: Lenio Cidreira/ Liberdade News

Acidente aconteceu por volta das 4h30, em trecho de Teixeira de Freitas — Foto: Lenio Cidreira/ Liberdade News

Ao programa Encontro, da TV Globo, Vânia Mathias de Jesus disse que acredita que o motorista do ônibus perdeu o controle da direção do veículo após ser atrapalhado pelo farol de um caminhão. No entanto, a causa do acidente segue em investigação pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil.

 

"Estava acordada, passou um caminhão, cruzou na pista e acho que o farol atrapalhou ele. Eu estava com a visão panorâmica de cima e não consegui enxergar", contou.

 

O acidente aconteceu por volta das 4h30, mas segundo Vânia Mathias, a maior parte dos passageiros estava acordada, porque o veículo tinha feito uma parada minutos antes para troca de motorista. Neste momento, algumas das pessoas chegaram a levantar para irem ao banheiro e se alimentar.

 

A passageira disse ainda que não teve ferimentos graves. Na enfermaria do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, contou que sentia dor apenas em um dos joelhos.

 

"Minha perna ficou presa no acento de descanso, um menino puxou a cadeira para trás e eu consegui sair. Eni, um senhor que estava aqui ,e a dona Lúcia, estavam todos em cima de mim".

 

 

Morte de amiga

 

Equipes do Corpo de Bombeiros, da PRF e do Samu atenderam as vítimas — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

Equipes do Corpo de Bombeiros, da PRF e do Samu atenderam as vítimas — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

Os nomes das noves vítimas que morreram no acidente ainda não foram revelados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas, para onde os corpos foram levados.

Vânia Mathias revelou que umas dessas pessoas se chamava Cléa Conceição de Faria, amiga que dividia quarto com ela em várias excursões.

 

 

"Nós viajamos no carnaval para Porto Seguro. Como eu fiquei viúva e a gente ficava no mesmo quarto, eu brincava que ela iria virar minha 'marida'", lembrou.

 

No aniversário de Vânia Mathias, no ano passado, Cléa Conceição a acompanhou com outras duas amigas, em uma viagem para João Pessoa, na Paraíba.

 

"A gente passeava juntas em excursões. No meu aniversário, passamos 20 dias em João Pessoa, eu, ela e duas amigas, que não vieram hoje porque estão trabalhando".

 

A PRF informou que 24 pessoas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. No entanto, uma delas morreu após fazer uma cirurgia. Por volta das 10h, 18 passageiros ainda recebiam atendimento na enfermaria da unidade.

 

Batida deixou nove mortos

 

O acidente que terminou com as nove pessoas mortas e 23 feridas aconteceu no km 885, por volta das 4h30, sentido o distrito de Posto da Mata, em Teixeira de Freitas. O veículo saiu do Rio de Janeiro e tinha Porto Seguro, município turístico que também fica no extremo sul baiano, como destino.

As vítimas feridas foram levadas por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Mapa mostra trajeto que ônibus fazia. Acidente aconteceu em Teixeira de Freitas. — Foto: Arte g1

Mapa mostra trajeto que ônibus fazia. Acidente aconteceu em Teixeira de Freitas. — Foto: Arte g1

Informações iniciais passadas pela PRF apontam que 34 pessoas estavam no ônibus. Oito passageiros morreram no local. Os dois motoristas não tiveram ferimentos. Por volta das 9h30, a morte da nona vítima foi confirmada. Ela estava no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e não resistiu aos ferimentos após uma cirurgia.

 

O ônibus da empresa RM Viagens e Turismo saiu da Penha, às 13h de quarta-feira (10) e tinha previsão de chegar em Porto Seguro, às 9h desta quinta. O veículo deixaria a cidade do extremo sul da Bahia às 14h30 de segunda-feira (15), com previsão de chegada ao Rio de Janeiro, às 10h de terça (16).

Veículo tinha como Porto Seguro como destino — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

Veículo tinha como Porto Seguro como destino — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

Em nota, a RM Turismo informou que está empenhada em prestar todo o suporte necessário aos envolvidos e que se coloca à disposição para fornecer qualquer informação para auxiliar no que for preciso para amenizar os impactos do acidente.

"Expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos envolvidos e reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos clientes em todas as nossas viagens, é nossa prioridade. Que Deus abençoe e conforte a todos", disse a empresa.

 
Vítimas feridas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

Vítimas feridas foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas — Foto: Lênio Cidreira / Liberdade News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!