Babalorixá denuncia caso de racismo religioso em Salvador; padre teria expulsado grupo candomblecista de igreja
25/03/2024 14:46 em Bahia

Um babalorixá denunciou ter sofrido racismo religioso em uma igreja católica em Salvador. O caso aconteceu na sexta-feira (22) e é investigado pela Polícia Civil através da Coordenação Especializada de Repressão aos Crimes de Intolerância e Discriminação (Coercid).

A Arquidiocese de Salvador informou que vai apurar a situação antes de fazer um pronunciamento.

Babalorixá foi impedido de assistir a celebração na igreja em Salvador — Foto: Redes sociais

Babalorixá foi impedido de assistir a celebração na igreja em Salvador — Foto: Redes sociais

 

Segundo o babalorixá Adriano Santos, ele foi até a Igreja dos Mares com dois iaôs, filhos de santo que estão em iniciação no Candomblé. O objetivo era receber a bênção do padre, costume que alguns terreiros têm devido ao sincretismo religioso.

Na ocasião, Adriano e os iaôs estavam vestidos com roupas da religião de matriz africana. O crime ocorreu um dia depois da data em que é celebrado o Dia Nacional do Candomblé.

 

"O padre parou a missa e mandou a gente sair, disse que eu estava desrespeitando a religião dele", afirmou.

 

Igreja dos Mares — Foto: Henrique Mendes/G1

Igreja dos Mares — Foto: Henrique Mendes/G1

O babalorixá ainda contou que questionou o padre em relação ao desrespeito alegado por ele. Como resposta, o religioso teria dito que "não tinha como haver dois cultos".

 

 

"Respondi que não havia dois cultos, que os meninos estavam ali só para ver a missa. Como ali é uma casa de Deus, eu acho que ele não deveria colocar ninguém para fora", disse o babalorixá Adriano Santos.

 

A mãe de um dos iaôs também presenciou a cena. Segundo ela, a situação foi muito rápida: logo após sentarem em um dos bancos do tempo, o grupo foi convidado a se retirar do local.

"Me senti muito ofendida, me doeu muito. Candomblé é como qualquer outra religião, nós cultuamos a mesma humanidade, o mesmo amor ao próximo, a mesma devoção que qualquer outra pessoa tem com sua religião, nós temos com a nossa", afirmou.

Após saírem da igreja, o grupo denunciou o caso à Polícia Civil e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!