Socorrista que atendeu criança esquecida pelo pai em carro na Bahia diz que menina estava morta há cerca de três horas
07/03/2024 15:13 em Bahia

O médico socorrista que atendeu a criança de 4 anos, morta após ser esquecida pelo pai dentro de um carro, na quarta-feira (6), em Alagoinhas, cidade a 110 km de Salvador, contou que a menina apresentava rigidez na mandíbula e tinha sinais de óbito há cerca de duas ou três horas. 

 

"Infelizmente, quando chegamos ao local, não havia mais o que ser feito. A gente se deparou com a cena triste", disse Abraao Melo.

 

O socorrista indicou ainda que, ao chegar no local, encontrou a mãe da criança.

 

"A mãe tinha retirado a filha do veículo e eu pude constatar no local que a criança estava em óbito, inclusive tinha sinais de rigidez na mandíbula, o que denotava pelo menos duas ou três horas que tinha acontecido o óbito", completou.

 

 

Menina de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro na cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia — Foto: Redes Sociais

Menina de 4 anos morre após ser esquecida dentro de carro na cidade de Alagoinhas, no interior da Bahia — Foto: Redes Sociais

Segundo a Polícia Civil, o homem de 40 anos colocou a menina, identificada como Izzi Gil de Oliveira, no veículo. A garota estava dormindo e como ele não estava acostumado a levá-la para a escola, esqueceu de deixar a filha na instituição de ensino e foi para o trabalho.

 

Como a filha estava gripada, a mãe ligou para a escola e perguntou se a garota estava se sentindo bem. Ela foi avisada que a filha não tinha sido deixada pelo pai. Em seguida, ligou para o marido, que saiu do trabalho correndo em direção ao carro, mas a menina estava desacordada.

O médico socorrista Abraao Mendes informou que não há um tempo estabelecido para que uma pessoa sobreviva dentro de um carro fechado, com o motor desligado.

"É difícil falar em tempo, mas, no ambiente em que a criança se encontrava, acreditamos que é muito rápido. Talvez uns 20, 30 minutos para a criança ficar desacordada, e talvez menos de uma hora para ir a óbito", explicou.

 

"É um ambiente muito quente. A temperatura é incompatível com a vida, com certeza o clima fez toda diferença", apontou.

 

 

Pai se apresentou em delegacia

 

O pai da menina se apresentou espontaneamente à delegacia de Alagoinhas, que investiga o caso, e foi autuado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Após prestar depoimento, foi liberado.

"Ele chegou narrando o fato, apareceu junto com a Polícia Militar, dizendo que sua filha tinha sido esquecida no carro por ele. Ele tinha chamado o Samu e o 190, e foi constatado que a criança estava sem vida", disse o delegado Rafael Almeida, coordenador da Coorpin de Alagoinhas.

 

Delegado explica o caso

 

De acordo com o delegado, o homem costumava almoçar no trabalho. No entanto, na quarta-feira, esqueceu de levar a marmita para o local e retornou para fazer a refeição com a família.

"Ele tem um horário de almoço muito pequeno e costumava levar marmita. Ontem, esqueceu a marmita e retornou para almoçar em casa. Nessa ocasião, a mãe pediu para ele aproveitar e deixar a menina na escola", revelou o delegado.

O pai da garota chegou a colocá-la na cadeirinha, na parte de trás do carro, mas esqueceu de levá-la para a escola e foi direto para o trabalho.

 

"Foi no automático e foi direto para o trabalho. Aí aconteceu o ocorrido", completou o delegado.

 

 

Perdão judicial

 

O delegado Rafael Almeida informou que instaurou um inquérito para investigar o caso, que deve ser concluído em 30 dias. A linha de investigação é de que foi um homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

"A questão da prisão em flagrante não foi feita porque ele se apresentou. Vamos remeter ao Judiciário, que vai fazer juízo dessa ação. A prerrogativa é do juiz para dar o perdão judicial, mas tudo depende do que eu colocar nos autos".

Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil de Alagoinhas aguarda o laudo cadavérico da criança para verificar se a morte verificada na perícia é compatível com os fatos narrados pelo pai.

 

 

"A prerrogativa é do juiz de conceder o perdão judicial, já que o dano que teve na vida dele, a 'pena' que teve, se reverteu bem mais grave do que poderia receber em uma sentença judicial", apontou.

 

Rafael Almeida informou ainda que o a mãe da criança deve ser ouvida nos próximos dias. O sepultamento de Izzi Oliveira acontecerá na tarde desta quinta-feira (7), em Alagoinhas.

O colégio onde a criança estudava divulgou uma nota de pesar. "Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade à família e estamos em preces, renovando nossa fé e a certeza de que o céu acolhe um anjo de candura, que nos deixa precocemente". As aulas desta quinta foram suspensas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!