Vazamento de dejetos causa interdição de rio na Bahia; Inema coleta amostras para investigação
06/03/2024 14:43 em Bahia

A região do balneário do Rio de Pedras, no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, foi interditada depois do rompimento de um canal de uma empresa privada. Na terça-feira (5), moradores da localidade relataram odor forte e espuma na água. Além da interdição, também foi proibido o banho e o consumo da água do rio.

Rio é interditado após rompimento de canal na Bahia — Foto: TV Bahia

Rio é interditado após rompimento de canal na Bahia — Foto: TV Bahia

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ainda não se sabe o tipo de material despejado no rio, assim como o grau de nocividade para as águas e os moradores.

 

O destino original das substâncias era uma estação de tratamento privada da empresa, que não teve o nome divulgado.

 
 

Ainda conforme o Inema, equipes estão no local realizando a coleta de amostras da água. Posteriormente o material será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também realizou coleta de amostras e aguarda resultados para verificar a qualidade da água.

Para alertar a população, placas foram posicionadas nas margens da região mais frequentada do rio, na BR-020.

A Secretaria da Saúde de Luís Eduardo Magalhães realizou atendimentos para possíveis afetados pela contaminação do rio. Pacientes relataram diarreias e coceiras. Não há até o momento registro de casos graves, informou a pasta.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!