Polícia Federal cumpre mandados em operação que apura fraudes no programa Bolsa Família no sul da Bahia; entenda esquema
06/03/2024 10:46 em Bahia

A Polícia Federal cumpre três mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (6), na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, durante a “Operação Códigos Ilícitos”, que apura fraudes no programa Bolsa Família, em 2022, na época chamado de Auxílio Brasil.

Segundo a PF, a investigação começou no final de 2022, quando recebeu a informação de que funcionários de uma lotérica foram cooptados por criminosos para auxiliarem na liberação de benefícios sociais.

g1 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e aguarda posicionamento sobre o caso.

 
Polícia Federal cumpre mandados em operação que apura fraudes no programa Bolsa Família no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Polícia Federal cumpre mandados em operação que apura fraudes no programa Bolsa Família no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Entenda abaixo como funcionava o esquema:

 

  • Foi identificado que os benefícios eram solicitados, de forma fraudulenta, em nomes de terceiros, moradores da Bahia e de outros estados brasileiros, que não tinham conhecimento do esquema.
  • Depois, com a ajuda dos funcionários da lotérica, era realizado a ativação indevida do aplicativo CAIXA TEM e os benefícios eram sacados pelos criminosos mediante saque emergencial, sem a utilização de cartão e com uso de códigos (tokens) de saques.

 

De acordo com a Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta-feira têm o objetivo de coletar mais elementos relacionados aos crimes investigados e identificar outros integrantes do grupo. As medidas judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus.

 

A PF informou ainda que a investigação segue com as análises dos materiais apreendidos e com depoimentos dos suspeitos. O crime investigado é o de peculato furto, que prevê pena de até 12 anos de reclusão e multa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!