Jovem distribui bolos de pote para pessoas em situação de rua na BA: 'somos agentes transformadores da realidade'
Bahia
Publicado em 16/01/2024

Um jovem de Salvador se tornou uma inspiração de solidariedade, após distribuir bolos de pote para pessoas em situação de rua na Cidade Baixa. Maxuel Assis, de 22 anos, percorreu o Largo dos Mares e o bairro da Calçada, durante todo o domingo (14) e entregou 30 potes de bolo para as pessoas em situação de rua.

Em uma bicicleta, o empreendedor do bairro do Uruguai, também na Cidade Baixa, foi responsável pela ação e falou sobre a importância do ato.

 

"Acredito que nós somos agentes transformadores da realidade que nos cerca e pequenas atitudes vão mudar o mundo. Não precisa ter muito, é só querer fazer que dá tudo certo", disse.

 

 
Momento em que o Maxuel entregava o bolo de pote para uma criança em situação de rua, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Momento em que o Maxuel entregava o bolo de pote para uma criança em situação de rua, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

A ação foi registrada em vídeo, mas o jovem afirma que a intenção não era expor os beneficiados, mas sim, a ação realizada. Essa seria uma forma de criar uma corrente de solidariedade e incentivar os outros a também ajudar pessoas em situação de rua.

 

"Acho que essas pessoas também merecem comer alguma coisa boa", afirmou o empreendedor.

 

Após a entrega, o jovem disse que pretende continuar com a ação e espera poder ajudar ainda mais outras pessoas.

"Deus abençoe para que a gente possa fazer cada vez mais isso. Que massa fazer isso, quero fazer sempre. Que Deus me abençoe, me dê forças e grana para eu continuar fazendo as coisas para o próximo", disse Maxuel.

 

 

Início da produção

 

Maxuel Assis, empreendedor de 22 anos, doa bolos de pote para pessoas em situação de rua em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Maxuel Assis, empreendedor de 22 anos, doa bolos de pote para pessoas em situação de rua em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Maxuel Assis mora no bairro do Uruguai com a mãe e dois irmãos. Ele trabalhava como entregador de fast food, mas preocupado com os riscos de segurança e de trânsito, decidiu mudar de área: foi atuar na produção e venda de bolos de pote.

A produção de doces começou com R$ 300 e, até hoje, é realizada na casa onde ele mora. Em entrevista concedida à TV Bahia, Maxuel contou que já realizou doações de sopa e mingau com um grupo de amigos.

"As pessoas que moram em comunidade muitas vezes não são reconhecidas, mas são muito unidas. Todo mundo ajuda o outro. A união a gente aprende em comunidade e aqui na minha comunidade eu aprendi que posso ajudar o outro. Meu pais trabalham desde muito novos e isso foi me motivando a perceber a minha realidade, vou tentando transformar minha vida e dos jovens ao meu redor", disse.

 

 

Pessoas em situação de rua

 

De acordo com a prefeitura de Salvador, através de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), mais de cinco mil pessoas vivem em situação de rua na capital baiana. 81% das pessoas de rua são adultas, com mais de 90% sendo pessoas negras.

Ainda conforme o órgão, a maioria das pessoas em situação de vulnerabilidade são homens. Além disso, quase 40% fazem ou já fizeram uso abusivo de álcool e drogas.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!