Músicos do Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do país, relatam racismo antes de apresentação em restaurante: 'feridos na alma'
30/11/2023 16:06 em Música

Artistas da banda do Ilê Aiyêbloco afro mais antigo do país, teriam sido vítimas de racismo antes de uma apresentação em um restaurante de Salvador. O caso foi relatado, nesta quinta-feira (30), através de uma publicação em uma rede social.

 

"Fomos feridos na alma, e esperamos que atos como esse deixem de acontecer em nosso país", escreveu o Ilê Aiyê na legenda da publicação.

Conforme o relato, a Band’Aiyê teria sido convidada para uma apresentação no restaurante. Ao chegar no local, o grupo pediu informações à produção local de onde seria feita a troca de roupa, já que é utilizado um figurino característico do bloco.

 

"Foi nos indicado uma sala, no espaço, para que pudéssemos nos arrumar para o evento. Após um tempo já nessa sala, eis que surge uma senhora, desesperada, pedindo que saíssemos daquele local, que não era para estarmos ali, pois naquele local tinha coisas de valor".

Ainda conforme relato, os responsáveis explicaram que a banda estava naquele espaço para colocar o figurino da apresentação. No entanto, segundo o Ilê Aiyê, a mulher teria exigido que uma funcionária do estabelecimento ficasse na entrada da sala e que a porta ficasse aberta.

"Fomos tratados como ladrões e não artistas que estavam ali para realizar um trabalho. É claro que a primeira intenção foi sair do local e não realizar a apresentação, mas fomos convencidos pelo contratante a fazer tal apresentação", relatou.

 
É inadmissível que esse tipo de coisa continue acontecendo na nossa cidade. Alguns brancos e brancas dessa cidade precisam entender que ser negro ou negra não é sinônimo de ser ladrão ou ladra.
— Ilê Aiyê, sofre racismo sofrido pela banda
 

Fomos feridos na alma e esperamos que atos como esse deixem de acontecer em nosso país ✊ #IlêAiyê"

Músicos do Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do país, relatam racismo antes de apresentação em restaurante — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Músicos do Ilê Aiyê, bloco afro mais antigo do país, relatam racismo antes de apresentação em restaurante — Foto: Reprodução/Redes Sociais

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!