Mãe de baiano que faleceu após AVC na Europa descobriu morte de filho através das redes sociais: 'vi postagem de um amigo'
Bahia
Publicado em 24/08/2023

A mãe do baiano que morreu em Malta, país europeu, soube da morte do filho através das redes sociais. O gastrólogo Filiphe Soares Braga, de 29 anos, sofreu um Acidente Vascular cerebral (AVC) em 16 de agosto e teve morte cerebral confirmada pelo hospital no dia 18.

"Infelizmente, na quarta-feira, depois da nossa ultima conversa, não consegui mais contato com ele. Eu fiquei o final de semana com aquela preocupação, quem é mãe sabe que a gente sente quando algo está errado", disse Ruth Soares.

Filiphe sofreu AVC e ficou internado por dois dias — Foto: Redes sociais

Filiphe sofreu AVC e ficou internado por dois dias — Foto: Redes sociais

 

Após passar dias sem conseguir falar com o filho, que não costumava ficar sem dar notícias, Ruth passou a acessar as redes sociais dos amigos dele para tentar descobrir o que tinha acontecido com Filiphe.

 

"No domingo, consegui ver uma postagem de um amigo dele, dizendo que Feiiphe tinha falecido", lamentou.

 

A mãe do gastrólogo não sabia que ele havia sofrido um AVC e sido internado. Desesperada, ela passou a noite de domingo (20) e a madrugada de segunda-feira (21), tentando falar com conhecidos do filho em Malta. Na manhã de segunda, ela conseguiu ligar para um amigo do gastrólogo, que confirmou todas as informações.

Jovem vendia lanches inspirados no universo geek — Foto: Redes sociais

Jovem vendia lanches inspirados no universo geek — Foto: Redes sociais

 

Desde então, Ruth e os familiares de Filiphe tentam trazer o corpo do jovem para o Brasil, para que ele seja sepultado e enterrado. Apesar disso, os altos custos do traslado, que chegam a R$ 60, dificultam a operação.

Por isso, a família abriu uma vaquinha virtual para ajudar a arrecadar o dinheiro necessário.

 

“Ele era um menino que foi tentar uma vida melhor, melhorar o estudo, conhecer outra cultura. Eu agradeço a cada um que está ajudando a trazer meu filho para casa", disse.

 

O dinheiro arrecadado será usado para contratar uma funerária europeia, embalsamar o corpo do gastrólogo e trazê-lo de volta para a Bahia em uma urna hermeticamente fechada, com toda a documentação necessária, conforme recomendam os consulados.

O prazo dado pelo poder público de Malta para que a família providencie o traslado é até 31 de dezembro deste ano. Depois disso, o sepultamento ocorrerá no país, a cargo do Estado estrangeiro, nos termos da legislação local.

 

Quem era baiano que morreu em Malta

 

Vestido de Homem-Aranha, gastrólogo vendia 'comida geeks' no Cristo da Barra, em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

Vestido de Homem-Aranha, gastrólogo vendia 'comida geeks' no Cristo da Barra, em Salvador — Foto: Arquivo Pessoal

 

Em 2021, o g1 produziu uma matéria com jovem que, na época, trabalhava com a venda de lanches inspirados no universo geek. Fantasiado de Homem-Aranha, Filiphe, que usava o nome artístico Rhaego Braga, saía pelas ruas da cidade abordava pessoas em pontos turísticos, sobretudo na região do Farol da Barra.

 

 

Um exemplo de produtos comercializados eram as coxinhas em formato de chapéu de bruxa e brigadeiros inspirados na bola do dragão da série Dragon Ball, além de itens do desenho Pokémon. Os trabalhos também eram divulgados nas redes sociais, por onde também eram feitas as encomendas da "Gastronomia Geek".

Segundo a família, em maio deste ano, Filiphe se mudou para Malta, um país de pouco mais de 500 mil habitantes, situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. O objetivo do jovem era buscar novas oportunidades, principalmente de trabalho.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!