Bahia teve 6,5 milhões de imóveis afetados por 'apagão', aponta Neoenergia
Bahia
Publicado em 15/08/2023

A Bahia teve 6,5 milhões de imóveis afetados pelo 'apagão' na manhã desta terça-feira (15), apontou a Neoenergia, distribuidora de energia do estado. Com caráter nacional, o desabastecimento atingiu os 417 municípios do estado, além das regiões Nordeste, Norte e Sudeste.

O desabastecimento assustou os passageiros do metrô, que foram orientados a sair dos trens e andar pelos trilhos do transporte. O serviço foi totalmente evacuado e segue suspenso na tarde desta terça-feira.

Além do metrô, os ascensores da capital baiana, como o Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar, ficaram sem funcionar.

 

 

Confira as áreas afetadas em Salvador:

 

 

 

 

 

 

Transportes

 

CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações estão temporariamente suspensas. Segundo a empresa, todas as pessoas que estavam nas estações e nos trens foram orientadas a deixar as plataformas. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos. [VEJA ACIMA]

As pessoas que estavam utilizando o Plano Inclinado, que fica na Liberdade, precisaram ser retiradas por meio das escadas do local. Após o restabelecimento da energia, o acendedor voltou a funcionar normalmente. O Elevador Lacerda e os outros acendedores voltaram a funcionar entre 13h e 14h.

Os ônibus tiveram esquema especial para atender os passageiros do metrô. Os usuários que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. As linhas que operam na região do Vale dos Barris atendem a Estação da Lapa. O BRT funcionou normalmente durante todo o dia.

Vinci Airports, que administra Aeroporto de Salvador informou que os pousos e decolagens operaram normalmente, pois o local funciona com uso de geradores.

 
 

 

 

Saúde

 

 

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm gerador e atendem com plano de contingência. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve comprometimento no atendimento da rede ambulatorial, como postos básicos e multicentros. As consultas e procedimentos serão remarcados.

Os imunológicos foram preservados, pois ficam armazenados em câmeras frias, que têm autonomia de 48 horas.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou ser redirecionado para o 190, pois as operadoras de telefonia não completavam as chamadas para o serviço municipal. Com o restabelecimento do serviço prestado pelas empresas de telecomunicação, as ligações já podem ser feitas normalmente através do 192.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!