'Apagão nacional': energia elétrica é restabelecida em cidades da Bahia após quase duas horas
Bahia
Publicado em 15/08/2023

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecida em cidades baianas após um "apagão" nacional afetar todos os 417 municípios do estado. O problema foi detectado no estado às 8h31 e começou a ser resolvido por volta das 10h20. Segundo a Coelba, às 14h14, 99% dos consumidores afetados no estado já tinham o serviço de energia elétrica reestabelecido.

 

 

A Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço na Bahia, afirmou que o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) aconteceu de forma gradativa, mediante autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Já o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até às 12h30, havia sido recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.

 

Até as 14h14, conforme a Coelba, cerca de 99% dos consumidores inicialmente afetados na Bahia foram normalizados.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a operação dos sistemas de abastecimento dos 367 municípios onde a empresa atua também foi afetada pelo "apagão", e o fornecimento foi suspenso. O serviço será retomado de forma gradativa.

 

Transtornos

 

CCR Metrô Bahia, responsável pelo sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, informou que o metrô foi evacuado e as operações ficaram temporariamente suspensas. Segundo a empresa, todas as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a deixaras plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos.

Os acessos às estações do metrô de Salvador seguem fechados até o retorno total dos serviços. A Secretaria Municipal de Mobilidade montou um esquema de operação especial para atender as pessoas. Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa.

As linhas que operam na região do Vale dos Barris estão atendendo a Estação da Lapa. O BRT segue com operação normal e agentes da Semob estão nas ruas para prestar orientações e evitar transtornos.

Já os ascensores da capital baiana, Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar estão sem funcionar.

Aeroporto de Salvador nesta terça-feira (15) — Foto: Arquivo Pessoal

Aeroporto de Salvador nesta terça-feira (15) — Foto: Arquivo Pessoal

 

Vinci Airports, que administra Aeroporto de Salvador informou que, por causa do apagão nacional, o terminal aéreo da capital baiana funcionou com o uso de geradores. Pousos e decolagens operaram normalmente.

Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que os hospitais da rede estadual têm geradores que garantem o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos.

Ainda segundo a Sesab, durante o apagão o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou ser redirecionado para o 190, pois as operadoras de telefonia não completavam as chamadas para o serviço municipal. Com o restabelecimento do serviço prestado pelas empresas de telecomunicação, as ligações já podem ser feitas normalmente através do 192.

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, na Região metropolitana de Salvador, informou que o fornecimento de energia está sendo restabelecido gradualmente no Polo Industrial e que as áreas essenciais estão sendo priorizadas.

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas.

 
Metrô de Salvador foi evacuado e estações foram fechadas — Foto: Gabrielle Gomes/ge

Metrô de Salvador foi evacuado e estações foram fechadas — Foto: Gabrielle Gomes/ge

Comentários
Comentário enviado com sucesso!