Morador diz que PMs arrombaram porta e mataram companheiro em comunidade de Salvador: 'já vi a metralhadora na minha cara'
Bahia
Publicado em 25/07/2023

O companheiro do homem que foi morto a tiros no domingo (23), na comunidade do Calafate, na região da San Martin, em Salvador, contou que policiais militares arrombaram a porta do imóvel que o casal morava, fortemente armados e executaram o morador.

Segundo Paulo César Julião Bispo, que mantinha um relacionamento com Matheus Sampaio de Alencar há 16 anos, os dois dormiam por volta das 8h30, quando os PMs chegaram ao local. A Polícia Militar disse, em nota, que ele foi baleado em um confronto. [Veja comunicado na íntegra no final da reportagem]

 

“Quando abro a porta do quarto, já vi a metralhadora na minha cara. Eles falaram: ‘bora, levanta, perdeu’. Me tiraram e jogaram para o outro lado”, relatou Paulo César Julião Bispo.

 

 
Morador diz que PMs arrombaram porta e mataram companheiro em comunidade de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Morador diz que PMs arrombaram porta e mataram companheiro em comunidade de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

De acordo com o companheiro de Matheus Alencar, os policiais perguntaram onde estava escondido armas e drogas. Depois, mandaram ele sair da casa e mantiveram o outro morador no local.

"Em seguida, comecei a ouvir os disparos de arma”, disse Paulo César.

Quando voltou, Paulo César disse que encontrou tudo revirado, manchas de sangue, marcas de tiros nas paredes, cápsulas de bala, e nenhum sinal do companheiro. Matheus chegou a ser levado para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiu aos ferimentos. Ao receber a notícia da morte do marido, Paulo precisou ser amparado por vizinhos.

O companheiro de Matheus Alencar afirmou que o marido não tinha envolvimento com crimes e problemas com outros moradores. "Na comunidade, todo mundo amava esse menino, estão perplexos, sem saber o que aconteceu, se eles entraram na casa errada e mataram uma pessoa inocente”.

 

Moradores afirmaram que Matheus era um jovem que fazia pequenos serviços na comunidade e estava em busca de um emprego com carteira assinada. Na manhã desta terça-feira (25), Paulo César aguardava a liberação do corpo do companheiro no Instituto Médico Legal (IML) para faze o sepultamento.

No início da tarde de segunda-feira (24), policiais civis e peritos estiveram no local, para dar início às investigações. De acordo com a Polícia Civil (PC), o caso foi registrado como "resistência" no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), por agentes da Rondesp.

Homem foi morto a tiros na Rua das Acácias, na localidade conhecida como Calafate  — Foto: Andréa Silva/TV Bahia

Homem foi morto a tiros na Rua das Acácias, na localidade conhecida como Calafate — Foto: Andréa Silva/TV Bahia

Conforme a ocorrência, "eles foram averiguar uma denúncia no local, quando foram surpreendidos por homens armados na 2ª Travessa do Calafate. No confronto, um homem foi alvejado e não resistiu". Ainda de acordo com a PC, com ele além de uma arma, foram encontrados pedras de crack, pinos de cocaína e maconha.

 

Paulo César contesta a versão apresentada pelos policiais militares.

 

“Não tinha droga, arma, nada. Eles que colocaram lá. Matheus não tinha envolvimento com tráfico, nunca roubou nada. Nós somos trabalhadores, correria”, afirmou.

 

Matheus foi retirado à força de dentro de casa, segundo testemunhas — Foto: Andréa Silva/TV Bahia

Matheus foi retirado à força de dentro de casa, segundo testemunhas — Foto: Andréa Silva/TV Bahia

 

O que diz a Polícia Militar?

 

 

"Na manhã deste domingo (23), policiais militares da Rondesp BTS apreenderam arma e drogas, no bairro da Fazenda Grande do Retiro.

Durante rondas na Rua das Acácias, localidade conhecida como Calafate, os militares visualizaram um grupo de homens armados comercializando drogas que, ao notar a presença dos pms, efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais. Houve o revide.

Os militares realizaram incursões nas imediações, quando houve um novo confronto. Após os disparos, um homem foi encontrado ferido e de imediato socorrido para o Hospital Ernesto Simões Filho, onde não resistiu aos ferimentos. Com ele foram encontrados um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas e uma intacta, um recipiente contendo cocaína, 47 pinos e 27 trouxas de cocaína, 27 pedras de crack, um rádio comunicador, um aparelho celular, uma mochila e um colete balístico.

 

A ocorrência foi registrada na sede do DHPP."

Material foi encontrado durante ação no Calafate, segundo a polícia — Foto: Divulgação/PM-BA

Material foi encontrado durante ação no Calafate, segundo a polícia — Foto: Divulgação/PM-BA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!