Número de queimados com fogos de artifício tem aumento em Salvador; dados apontam diminuição no interior do estado
Bahia
Publicado em 26/06/2023

O número de pessoas que sofreram acidentes com fogos de artifício e explosões de bombas durante o São João teve aumento de atendimentos em Salvador. Durante os dias 23 e 24 foi registrado um aumento de 16 atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE). De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), houve uma redução de 62% de casos em hospitais da Bahia.

Conforme a Sesab, entre os dias 23 e 24 de junho, foram contabilizados 10 atendimentos nas duas unidades estaduais de saúde que são referência no tratamento de queimados. O número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 21 casos, no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e Hospital Regional de Juazeiro.

 

 

 

No Hospital Regional de Irecê, nenhum paciente foi atendido vítima de queimadura por fogos de artifício. A unidade não possui dados referente ao período do ano anterior.

A Sesab ainda não divulgou as causas dos atendimentos realizados, mas afirma que durante esse o período, o numero de casos costuma aumentar.

No HGE, são cerca de 200 profissionais atuando para oferecer tratamento especializado à população. A unidade funciona 24 horas por dia e 32 leitos distribuídos nas alas pediátrica e adulto.

Em caso de queimaduras, o estado possui três unidades com Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). São elas:

 

  • Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Salvador;
  • Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus;
  • Hospital do Oeste (HO), localizado em Barreiras.

 

As três instituições receberam reforços nos plantões dos festejos juninos e contam com médicos plantonistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas 24h.

Hospital Geral do Estado, em Salvador — Foto: Divulgação/GOV BA

Hospital Geral do Estado, em Salvador — Foto: Divulgação/GOV BA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!