Baiano é 'notado' por diretor criativo da grife de luxo Balmain ao fazer ilustração de Beyoncé: 'imagem fala comigo'
04/04/2023 14:54 em Música

O artista visual e colagista baiano, Igor Aquino, de 25 anos, também conhecido como "Astronauta de Mármore", foi notado pelo diretor criativo, Olivier Rousteing, da grife de roupas francesa, renomada no mundo da moda de luxo, Balmain.

Olivier Rousteing compartilhou uma ilustração em que o baiano usou uma fotografia da cantora Beyoncé, em uma arte afrofuturista. O reconhecimento foi recebido com surpresa por Igor, que não esperava tamanha repercussão.

"Eu até esperava uma visualização nos stories, mas não que ele compartilhasse. Queria ligar para alguém, gritar, não acreditava no que estava acontecendo", disse o artista.

 

 

"A única coisa que passava pela minha cabeça era: 'Será que a Beyoncé viu essa colagem?", contou.

 

 
Baiano é 'notado por diretor criativo da grife de luxo 'Balmain' ao fazer ilustração de Beyoncé — Foto: Arquivo Pessoal

Baiano é 'notado por diretor criativo da grife de luxo 'Balmain' ao fazer ilustração de Beyoncé — Foto: Arquivo Pessoal

Igor Aquino mora no bairro Parque Ipê, em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O baiano começou a fazer colagens em 2019, pouco antes da pandemia da Covid-19, como forma de se divertir nos momentos vagos.

"Com o passar do tempo, as pessoas começaram a gostar e eu decidi fazer uma página. O 'Astronauta de Mármore' foi criado sem intenção de chegar em alguém específico, era por diversão", disse o artista.

 

 

"Me dediquei mais a colagem, mas com o pensamento de que não viraria meu sustento".

 

 

Na época, Igor Aquino trabalhava como verificador de estoque em lojas. No entanto, a vida do artista mudou quando perdeu o emprego, durante a crise econômica, causada pelo vírus.

 

"Eu vi que meu trabalho poderia sair do âmbito da internet e alcançar outros espaços. Comecei a enxergar meu trabalho de outra forma, com uma visão mais ampla, alcançar outras pessoas e atingir mais lugares".

O processo criativo de Igor Aquino não tem uma identidade pré-definida. Ela se baseia, na maioria das vezes, na inspiração.

 

 

"Eu costumo dizer que a imagem fala comigo".

 

Baiano é 'notado por diretor criativo da grife de luxo 'Balmain' ao fazer ilustração de Beyoncé — Foto: Arte g1

Baiano é 'notado por diretor criativo da grife de luxo 'Balmain' ao fazer ilustração de Beyoncé — Foto: Arte g1

A ilustração inspirada nas faixas do álbum, recém-lançado, “Renaissance”, da cantora Beyoncé, foi uma dessas que não tinha planejamento.

"Na hora que eu vi a imagem, na minha cabeça começou a construir uma colagem que eu poderia usar. Pensei em fazer uma arte afrofuturista, que precisava de elementos", explicou.

 

 

 

"Como eu gosto muito da Beyoncé e de tudo que ela faz, fui ver o ensaio que ela fez. Na hora que vi as fotos, ela falou comigo muito forte".

 

 

O reconhecimento da arte, por parte de Olivier Rousteing, trouxe um significado forte para o baiano.

"Foi muito significativo, principalmente como pessoa preta, ser reconhecido por outra pessoa preta, com destaque como o Olivier tem. Muito gratificante, fico sem acreditar que tudo isso aconteceu e só de pensar na ideia de que a Beyoncé pode ter visto a minha arte, já é o suficiente".

Após a "conquista", Igor Aquino almeja novos desafios e realizações de outros sonhos.

 

 

"Eu quero trabalhar com Beyoncé, Rosalía, LinikerIZA e colaborar com elas de alguma forma. Também tenho muito sonho de expor meu trabalho em uma galeria ou museu e ter mais materiais para fazer minhas colagens".

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!