Mãe Stella de Oxóssi será a homenageada da Festa Literária Internacional do Pelourinho
Bahia
Publicado em 31/03/2023

A homenageada da sétima edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), realizada em Salvador, será Maria Stella de Azevedo Santos, carinhosamente conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores yalorixás do Brasil. A informação foi divulgada pela Fundação Casa de Jorge Amado na quinta-feira (30).

 

 

A Flipelô será realizada entre os dias 9 e 13 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. Em sua última edição, o evento reuniu diversos artistas e mobilizou toda a cidade, contando com rotas especiais de transporte.

 

Autora de nove livros que registram o saber ancestral das religiões de matrizes africanas, entre eles ''Meu tempo é agora” e “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, em 2013 a homenageada Mãe Stella foi eleita por unanimidade ocupar a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é o poeta baiano Castro Alves.

Grande divulgadora das crenças religiosas africanas, a yalorixá recebeu diversas outras premiações como o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2005. Quatro anos depois, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) concedeu a mesma honraria.

Mãe Stella de Oxóssi é a homenageada da Flipelô 2023 — Foto: Egi Santana/G1

Mãe Stella de Oxóssi é a homenageada da Flipelô 2023 — Foto: Egi Santana/G1

Mãe Stella também foi agraciada com outros títulos, como a Comenda Maria Quitéria, a Ordem do Cavaleiro e a Ordem do Mérito, da Prefeitura de Salvador, Governo da Bahia e Ministério da Cultura, respectivamente.

 

Quando jovem, a então Maria Stella se formou em enfermagem e exerceu a profissão por cerca de 30 anos. Aos 51 anos, a religiosa foi escolhida pelos orixás para ser a nova líder do Ilê Axé Opó Afonjá, que fica no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.

No terreiro, a yalorixá montou o primeiro museu aberto em uma casa de candomblé na Bahia. Por lá é possível fazer visitas e ver as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás. Mãe Stella morreu aos 93 anos, em dezembro de 2018, e deixou um imenso legado para a cultura brasileira.

A Flipelô 2023 disse que o anuncio é feito com alegria e se configura como um presente aos 474 anos de Salvador.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!