Trabalhadora doméstica denuncia agressões e ameaça de morte em apartamento de Salvador: 'foram muitos murros e socos'
21/03/2023 14:56 em Bahia

Uma trabalhadora doméstica denunciou ter sofrido agressões e ameaças no apartamento onde trabalhava, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O caso é investigado pela Polícia Civil.

g1 tenta contato com a patroa suspeita de cometer o crime, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Gleide das Graças Idalan de Jesus, de 53 anos, contou que não trabalhou na quinta-feira (16) por motivos de saúde. Na sexta (17), ao chegar no apartamento da patroa e vestir o uniforme, encontrou cerca de 300 talheres sujos espalhados pelo chão da cozinha.

 

 

"Ela [patroa] ficou na copa escondida e olhava, depois se aproximou e eu disse: 'Bom dia, dona Mari, eu não vim ontem...' e ela falou: 'Não quero saber dos seus problemas, não quero saber de nada. Eu quero que você limpe os talheres, lave tudo e guarde, porque eu puxei a gaveta e caiu tudo ontem de noite [quinta].'"

 

 

 

"Ela começou a gritar, falar alto, porque eu faltei e eu disse: 'Dona Mari, se acalme, não estou vendo motivo para isso".

De acordo com a trabalhadora doméstica, a patroa chegou a dizer: "Eu estou pagando e você vai ter que fazer". Em seguida, ela atendeu a ordem da mulher.

A doméstica afirmou que a mulher também pediu para que ela limpasse a porta do quarto filho, porque ela tinha quebrado um copo no local.

 

 

"Ela ainda disse: 'Tem um copo quebrado na porta do quarto, quero que você limpe, porque eu meti o copo no meu filho".

 

 

 

Mais pedidos e ameaças

 

Trabalhadora doméstica denunciou agressões e ameaça de morte em apartamento de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Trabalhadora doméstica denunciou agressões e ameaça de morte em apartamento de Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

 

Por causa da falta na quinta-feira, Gleide de Jesus teve R$ 200 descontado do salário. A ausência também fez com que a patroa aumentasse o número de tarefas que a trabalhadora doméstica tinha que fazer na sexta-feira.

Entre elas: limpar o cocô do cachorro da raça pitbull e se abaixar para passar óleo nas cadeiras e mesa da sala.

 

 

"Eu falei: 'Dona Mari, eu não posso fazer isso tudo. Além da senhora tirar R$ 200 do meu salário, quer que eu me escravize aqui? Eu não aguento, estou com dor, não posso me abaixar'".

 

 

A mulher teria retrucado: "Eu não quero saber, você tem que fazer tudo que eu mandar, porque estou te pagando. Até o seu horário acabar, você vai fazer tudo que eu mandar", contou Gleide.

Patroa e trabalhadora doméstica teriam discutido. Na ocasião, a mulher teria jogado óleo de peroba no rosto de Gleide de Jesus, impedido a saída dela do imóvel e a "esmurrado" na área de serviço.

"Eu pedia calma e ela me batia. Eu comecei a chorar, perdi a voz e disse que ia chamar a mãe dela. Ela tentou tomar o celular, rachou meu aparelho e quebrou meu óculos".

 

 

"Foram muitos murros e socos. Ela disse: 'Olhe, eu vou te furar, vou te matar, antes que você mate minha mãe, eu vou te matar", relatou.

 

 

 

 

Fuga

 

7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho, em Salvador — Foto: Dalton Soares/ TV Bahia

7ª Delegacia Territorial do Rio Vermelho, em Salvador — Foto: Dalton Soares/ TV Bahia

Gleide afirmou que a patroa foi na cozinha pegar uma faca. Nesse momento, ela teria se trancado no banheiro do imóvel para se proteger.

 

 

"Comecei a gritar por socorro e uma amiga minha falou: 'Saia daí. O que foi Gleide?'. Pedi muita força a Deus, pensei em pular a janela, mas eu não cabia ali".

 

 

A trabalhadora doméstica contou ainda que lembrou que tinha a chave do apartamento na bolsa. Ela conseguiu deixar o banheiro e fugiu.

"As vizinhas chamaram a polícia e me socorreram".

A 7ª delegacia, do bairro do Rio Vermelho, onde o caso é investigado, expediu as guias para os exames periciais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!