Infestação de moscas varejeiras é registrada em cidade da Bahia e preocupa moradores: 'vontade de vomitar'
15/03/2023 16:58 em Bahia

Uma infestação de moscas varejeiras foi registrada no Canal do Rio Verruga, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O local fica próximo ao Restaurante Universitário da cidade e os comerciantes que têm quiosques de comida na região afirmam que a situação tem causado prejuízo nas vendas.

"Os clientes vêm almoçar aqui e não conseguem por causa do cheiro terrível e da quantidade de moscas insuportável", disse

De acordo com as pessoas que trabalham na região, a Vigilância Sanitária foi chamada algumas vezes, mas não apareceu no local. O grupo disse que chegou a jogar veneno nos insetos, o que não fez com que a infestação diminuísse.

 

A prefeitura de Vitória da Conquista informou que a Secretaria de Infraestrutura Urbana se reuniu com a Embasa neste mês para tratar sobre os esgotos despejados de forma clandestina nos canais, como o do Rio Verruga. Segundo a prefeitura, a Embasa informou que já tem o equipamento necessário para desarticular as ligações clandestinas e que o trabalho será feito em conjunto com o órgão municipal. Nenhuma data foi informada.

Infestação de moscas tem incomodado comerciantes e moradores da região                             — Foto: Reprodução TV Sudoeste

Infestação de moscas tem incomodado comerciantes e moradores da região — Foto: Reprodução TV Sudoeste

Enquanto a situação não é resolvida, o mau cheiro e a infestação de moscas chega a causar enjoo a quem passa pelo local.

 

 

"Passar aqui está muito difícil, dá vontade de vomitar", reclamou a estudante Juliana Pereira

 

 
Infestação de moscas pode causar doenças, segundo biólogo — Foto: Reprodução TV Sudoeste

Infestação de moscas pode causar doenças, segundo biólogo — Foto: Reprodução TV Sudoeste

As moscas varejeiras gostam de ambientes sujos como o canal. Elas se alimentam de restos de comidas, se reproduzem nesses locais e podem causar riscos para a saúde. De acordo com o biólogo Antônio Marinho, que é professor da Universidade de Pelotas, esses insetos se reproduzem ainda mais no calor.

"Elas acabam carregando consigo organismos que podem causar doenças, como bactérias e vírus. Pensando que essas moscas ficam em organismos que estão em decomposição e depois pousam nas nossas comidas, elas podem levar esses organismos para nós, seres humanos", explicou

Ainda segundo o biólogo, a melhor forma de evitar esse tipo de infestação é acabar com os lixos e esgotos a céu aberto.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!