A preparação de Erick, morador do bairro da Pituba, em Salvador, começava nas primeiras horas do dia, quando se arrumava e ia para o pré-vestibular, às 7h. Ao longo do ano passado, foram mais de 40 redações feitas, de diversos temas.
"Treinei bastante com o objetivo de cursar medicina. Meu objetivo, minha meta é a Ufba, então mesmo com a nota da redação máxima, tem a média global e eu não tenho certeza da aprovação. Estou bem confiante e empolgado”.
Após as aulas no turno da manhã, Erick tinha a sala de estudos como destino. Era hora de se aperfeiçoar com as correções dos erros.
“Eu me senti super confortável com o tema da redação porque eu tive contato com o assunto durante as aulas. Foi tudo muito desafiador, já que eu trabalho em dois turnos, dando aula, mas o resultado compensou o esforço”, contou.
No final da tarde, o "nota mil" começava a rotina de trabalho. Erick dá aulas de conversação em inglês e japonês online. Nas segundas e quartas, a carga horária começava às 16h e nas terças e quintas, um pouco mais tarde, entre 18h e 23h.
Para além da determinação, o jovem deu dicas para um bom desempenho na redação do Enem.
“Você tem que focar no que é bom, trazer as coisas que você gosta e ter repertório. Eu memorizei muitos artigos da constituição. É criar um repertório, praticar, se aplicar na correção de erros”.