Em procissão marítima, imagem de Nosso Senhor do Bonfim segue para Basílica da Conceição da Praia
Bahia
Publicado em 11/01/2023

Dezenas de católicos e fiéis de Senhor do Bonfim participaram de uma procissão nas ruas da Cidade Baixa, na manhã desta quarta-feira (11), véspera da Lavagem do Bonfim, a mais tradicional festa religiosa e popular da Bahia. Em seguida, os devotos entraram em embarcações e seguiram em uma procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos, em direção ao bairro do Comércio.

A imagem de Senhor do Bonfim saiu da igreja, na Colina Sagrada, na Cidade Baixa, em direção à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Guardiões da imagem e devotos do Senhor do Bonfim foram voluntários para carregar o andor do santo da Colina até o atracadouro do Humaitá, também na Cidade Baixa.

Essa foi apenas a segunda vez que acontece essa programação com procissão marítima. O cortejo foi pausado por causa da pandemia de Covid-19. A imagem foi levada em procissão marítima em um catamarã, e foi acompanhada por outras embarcações.

 

 

Lavagem do Bonfim

 

 

A Lavagem do Bonfim será retomada em 2023, após dois anos sem os festejos de rua, por causa da pandemia da Covid-19.

São cerca de 280 anos de devoção, com tradições e manifestações de fé que se reafirmam na caminhada de oito quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, na capital baiana.

A Lavagem do Bonfim é conhecida como evento marcado por pessoas que pagam promessas e celebram o sincretismo. Para muitos fiéis, o ano se renova após a famosa data.

Procissão marítima é realizada um dia antes da Lavagem do Bomfim — Foto: Reprodução/TV Bahia

Procissão marítima é realizada um dia antes da Lavagem do Bomfim — Foto: Reprodução/TV Bahia

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!