Manchas esverdeadas encontradas em praias de Camaçari, na BA, são toxinas liberadas por microalgas, diz prefeitura
18/11/2022 16:33 em Bahia

As manchas esverdeadas encontradas em praias de Barra do Jacuípe e Jauá, na costa de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, são toxinas liberadas por microalgas, conforme informações divulgadas pela prefeitura nesta sexta-feira (18).

De acordo com dados divulgados por meio do Relatório de Monitoramento emitido pela Cetrel S.A, referente à análise do material coletado pela empresa nas duas praias, as toxinas são liberadas quando ocorre floração de algas, fruto das condições ambientais, aporte de matéria orgânica, podendo alterar as características da água, a exemplo da cor e odor.

Em relação ao odor, a gestão municipal detalhou que o laudo explica que tem vínculo à própria formação das algas, bem como, seu processo de degradação.

Na última segunda-feira (14), a Defesa Civil de Camaçari emitiu um alerta para que banhistas evitassem entrar no mar das praia onde as manchas apareceram, além de acionar os órgãos competentes, a exemplo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Com base nos resultados do relatório da Cetrel, o coordenador do órgão municipal, Ivanaldo Soares, informou que as praias estão liberadas para banho. Ele também destacou que as toxinas não causam coceira ou outro tipo de reação na pele.

Segundo o coordenador, especificamente em Maria Mangaba, localidade de Barra do Jacuípe, onde fica o manguezal, foi encontrada maior concentração da substância, que mesmo não se tratando de um produto químico, pode causar reações adversas ao organismo, se for consumido algum alimento, ou em contato com a mancha. Sendo assim, continua o alerta para que os moradores redobrem a atenção nesta região.

A Defesa Civil segue em alerta para agir em caso de novas ocorrências. Para acionar o órgão, o munícipe tem a opção de ligar gratuitamente para o 199. A estrutura municipal dispõe ainda dos números (71) 99981-3641 ou 99922-3433. O atendimento funciona em regime de plantão 24 horas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!