Defesa Civil de Itabuna alerta comunidades ribeirinhas por causa de chuva forte; veja previsão do tempo
17/11/2022 15:04 em Bahia

A Defesa Civil de Itabuna, cidade do sul da Bahia, pediu à atenção das comunidades ribeirinhas e que moram perto de canais, por causa da forte chuva que atinge o município desde o início desta semana.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há 60% de chances de chover no município nesta quinta-feira (17). Na sexta (18), a possibilidade aumenta para 80%.

Na quarta-feira (16), uma árvore caiu na Avenida Fernando Cordier, no centro da cidade. A situação na atrapalhou o trânsito. No bairro Novo Jaçanã, um canal obstruído por areia, vegetação e lixo, transbordou e a água invadiu dezenas de casas.

Na terça (15), feriado da Proclamação da República, uma enxurrada derrubou a porta do quintal de uma casa, parte da parede do mesmo imóvel e arrastou móveis e eletrodomésticos, como geladeira e fogão. A situação assustou moradores do bairro São Caetano, mas ninguém ficou ferido.

Rua do bairro VIla Anália em Itabuna, alagada por causa da chuva na terça-feira (15) — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Rua do bairro VIla Anália em Itabuna, alagada por causa da chuva na terça-feira (15) — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

 

Chuva em outras cidades

 

Em Poções, no sudoeste da Bahia, casas, lojas e academias foram inundadas após cerca de 1h30 de chuva torrencial, no fim da tarde de quarta. Imagens feitas por moradores mostram a força correnteza nas ruas da cidade. [Veja no vídeo acima] Segundo o Inmet, o índice pluviométrico foi de 15 mm. A partir de 10 mm, o instituto já considera como índice alto.

Na quarta, choveu forte também em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Em alguns trechos, motoristas tiveram dificuldades para dirigir carros pro causa de alagamentos. Vídeos registrados por moradores mostram "rios" formados por lama.

Apesar dos temporais, as prefeituras dos municípios não registraram desalojados e desaparecidos.

 

Previsão do tempo

 

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é de que o dia em Salvador se mantenha com muitas nuvens e trovoadas durante a tarde. As temperaturas variam entre 23º e 28º, e a umidade máxima chega a 95%. Apesar da chuva, a Defesa Civil de Salvador não registrou ocorrências consideradas graves nas últimas 24 horas.

Em Lauro de Freitas, cidade que faz limite com Salvador, a previsão se repete. No entanto, os termômetros marcam entre 24º e 29º. Já em Camaçari, a máxima pode chegar a 30º e a previsão é de chuva durante a tarde.

Na Ilha de Itaparica, as cidades de Itaparica e Vera Cruz têm temperaturas entre 25º e 28º. Pancadas de chuva podem ocorrer durante todo o dia.

Em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, a previsão é de chuva nas próximas horas, inclusive com presença de trovoadas. As temperaturas variam entre 20ºC e 31ºC, ou seja, com alta amplitude térmica.

A situação se repete em Vitória da Conquista, na região sudoeste, apelidada de "Suíça baiana", por causa do frio. No município, os termômetros vão marcar 19°C de mínima e 27°C. É esperada chuva com trovoadas durante todo o dia.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!