Após temporal que deixou ruas alagadas, cidades ao sul da Bahia têm nova previsão de chuva
Bahia
Publicado em 25/10/2022

As cidades de IlhéusItabunaItamaraju e Guaratinga, nas regiões sul e extremo sul da Bahia, têm nova previsão de chuvas intensas nesta terça-feira (25), após o temporal que deixou ruas alagadas na segunda (24).

 

Em Ilhéus, uma encosta desabou no bairro Brasília e a água que desce na estrutura preocupa moradores. Segundo a Defesa Civil, o registro de chuva foi de 30 mm de segunda para esta terça. Agora são esperados novos 78 mm até a quarta.

Ao todo, 15 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. Sete voos foram cancelados e uma pessoa ficou desalojada, que é quando uma pessoa é obrigada a abandonar a própria casa, e precisa de um abrigo provido pela prefeitura.

Em Itabuna, foram registrados 20 mm de chuva na segunda. Nesta terça, a expectativa é de 15 mm de chuva, com volume total de 60 mm até a quinta-feira (27). Já em Guaratinga, a ponte sob o Rio dos Frades segue interditada, depois que o volume da água subiu cerca de 2 metros.

BA-284, no trecho de Itamaraju, virou um lamaçal — Foto: Reprodução/TV Bahia

BA-284, no trecho de Itamaraju, virou um lamaçal — Foto: Reprodução/TV Bahia

Por causa disso, o acesso aos distritos de Cajueiro e Barra Nova continua sendo pela BR-101 no extremo sul. A BA-284, no trecho de Itamaraju, virou um lamaçal. Veículos que tentaram passar pela rodovia tiveram dificuldade e ficaram atolados, por consequência da chuva.

 

Vitória da Conquista

 

Na região sudoeste, uma encosta deslizou na Rua da Praça da Juventude, em Vitória da Conquista, e assustou moradores. Com a queda da estrutura, parte do encanamento onde fica o esgoto está cedendo. No mesmo local, 18 casas tiveram que ser interditadas durante chuvas em 2021.

Caíram, aproximadamente, cerca de 11 mm de chuva na segunda e a previsão é de que siga chovendo forte durante toda a terça-feira.

Ainda não havia chovido em Vitória da Conquista durante o mês de outubro, e os 11 distritos da cidade estavam em situação de emergência por causa da seca. Cerca de 120 localidades e aproximadamente 16 mil pessoas foram afetadas pela falta de chuva.

Deslizamento de terra em encosta de Vitória da Conquista — Foto: Reprodução/TV Bahia

Comentários
Comentário enviado com sucesso!