Suspensa desde 2020 por causa da pandemia da Covid-19, a festa literária em Cachoeira vai contar com uma série de espaços e atividades para várias faixas etárias. A programação é gratuita.
Também haverá apresentações teatrais e musicais, com Nelson Rufino, Ilê Aiyé, Filarmônicas Lyra Ceciliana, Orquestra Feminina do Recôncavo, entre outros. O tema da Flica este ano é "Liberdade, Literatura e Brasis" e faz menção à diversidade e ao protagonismo da participação popular em diferentes momentos históricos no Brasil.
Programação da 10ª edição da Flica foi lançada nesta terça-feira, na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano — Foto: Antonio Queiroz/GovBA
Ao longo dos quatro dias de festa, o público poderá conferir uma livraria, a programação infantil da Fliquinha - que será abrigada na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) -, um ambiente dedicado à literatura jovem, batizado de Geração Flica e a Tenda Paraguaçu, onde, de acordo com o coordenador-geral da Flica, Jomar Lima, estarão reunidos os grandes autores regionais, nacionais e internacionais.
O evento de lançamento da Flica foi realizado na Fundação Hansen Bahia (FHB) e reuniu autoridades, escritores, imprensa e demais convidados.
O lançamento contou, ainda, com a troca de conteúdo entre os convidados, com destaque para a conferência com o professor João Carlos Salles, historiador e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que abordou o tema "Linguagem e Liberdade".
Fliquinha antes da pandemia da Covid-19 — Foto: Divulgação Flica
Com primeira edição há 10 anos, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) se estabeleceu, desde 201, como um dos principais encontros literários do Brasil, tornando-se um local de reunião de multidões criativas de todas as origens.
A festa nasceu e se afirmou no recôncavo da Bahia, no município de Cachoeira, região estratégica para o entendimento do desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil.
A Flica reúne escritores brasileiros e internacionais, com a realização de mesas com debates sobre a literatura, exposições, apresentações artísticas, contações de histórias, entre outros. Ao longo das edições, a festa literária homenageou diversos escritores como Ruy Espinheira Filho , Conceição Evaristo e a escritora baiana Gláucia Lemos.
Em 2021, por causa da pandemia da Covid-19, a organização planejou um evento virtual, mas acabou cancelando "por motivos de força-maior".