Sede da Academia de Letras da Bahia é invadida duas vezes em menos de uma semana; objetos valiosos foram furtados
04/10/2022 15:07 em Bahia

O Palacete Góes Calmon, que abriga a sede da Academia de Letras da Bahia (ALB), foi arrombado no último domingo (2). Localizado na Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré em Salvador, o prédio teve objetos valiosos foram levados, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

Segundo a presidência da ALB, desde o dia 28 de setembro, suspeitos tentaram invadir o local cinco vezes, e em duas delas, eles conseguiram furtar objetos de grande valor, como medalhas e castiçais. A situação será comunicada à Fundação Gregório de Matos e ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), já que alguns dos bens levados são de um acervo em processo de tombamento.

 

Na primeira ação, na quarta feira (28) passada, uma grade de ferro foi retirada do primeiro andar, que dá acesso a cozinha. Nesse dia, eles conseguiram levar, entre outros itens, botijões de gás. A segunda situação ocorreu no último fim de semana. Lustres antigos foram destruídos, para que peças de metal fossem levadas.

Por causa dessas situações, a Academia contratou segurança particular, a fim de evitar novas invasões, além de adotar outras providências. Os crimes foram registrados na 1ª Delegacia Territorial (DT), no bairro dos Barris.

O local passou por perícia, na manhã desta terça-feira (4), segundo a Polícia Civil. O prédio conta com câmeras de segurança, contudo, os equipamentos não estavam funcionando, o que dificulta a identificação dos invasores.

 

Já a Polícia Militar disse, em nota, que agentes da 2ª Companhia Independente foram chamados para averiguar a denúncia de que o alarme sonoro da Academia de Letras da Bahia havia disparado. No local, os policiais mantiveram contato com a segurança e o administrador da academia, fizeram uma varredura no imóvel, mas ninguém foi encontrado. Também foram feitas rondas na região, no entanto, nenhum suspeito foi localizado.

Placa na sede da Academia de Letras da Bahia  — Foto: Reprodução/TV Bahia
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!