Músico Luiz Galvão respira sem ajuda de aparelhos, diz filho; baiano segue em UTI hospitalar
27/09/2022 15:01 em Bahia

O músico baiano Luiz Galvão respira sem ajuda de aparelhos, nesta terça-feira (27). A informação foi dada pelo filho dele, Kashi Galvão, que ressaltou que, apesar da melhora, o pai segue hospitalizado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro que inspira cuidados.

 

 

O artista está internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, desde o dia 18 de setembro. No dia 20, ele passou por uma cirurgia vascular e ficou sedado. Dois dias antes, o paciente passou por exames, como ecocardiograma, ultrassom vascular completo.

Após os procedimentos, a equipe médica que o acompanha constatou que, em 13 de setembro, quando passou mal e foi hospitalizado, ele sofreu um infarto, e por causa disso o coração se enfraqueceu ainda mais. Luiz Galvão é diabético, cardiopata, e já sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) anteriormente.

O novo infarto também causou o surgimento de um coágulo intracardíaco, que se deslocou para a perna direita e causou obstrução do fluxo de sangue em vasos considerados importantes, conforme os profissionais de saúde.

 

 

"Ele ainda precisa se fortalecer mais para começarmos a tratar o motivo do infarto. Ele continua melhorando a cada dia, respondendo bem aos medicamentos", afirmou Kashi Galvão.

 

 

Antes de ir para o Incor, Luiz Galvão esteve internado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com suspeita de hemorragia gastrointestinal. A família fez denúncias contra a unidade e reclamou da demora em transferi-lo para o Incor, para que recebesse um atendimento especializado.

 

Apoio de artistas

 

Luiz Galvão — Foto: TV Bahia

Luiz Galvão — Foto: TV Bahia

Luiz Galvão é natural de Juazeiro, no norte da Bahia. Músico e poeta, ele fundou o grupo Novos Baianos, com artistas como Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e outros. Atualmente, reside em São Paulo com a esposa.

Há uma semana, o cantor Luiz Caldas e o ator Lúcio Mauro Filho pediram, através de postagens em rede social, doações para custear o tratamento dele. De acordo com a família, o valor arrecadado será utilizado para pagar os exames, remédios e auxiliar tratamento especial após a cirurgia.

 

 

“O amado poeta Luiz Galvão, fundador dos Novos Baianos, está sob cuidados especiais e precisando da ajuda de fãs e amigos. Vamos entrar nessa corrente? Se você puder, faça uma doação através da chave PIX 19292988549. Nada melhor que cuidar dos mestres! ✨”, disse Lúcio Mauro Filho.

 

 

Em 9 de julho, artistas e amigos do músico fizeram um show beneficente para arrecadar dinheiro para pagamentos de despesas médicas dele. A ajuda contou com apresentações de artistas como Celso Carvalho, João Sereno, Flávio Baião, Nilton Freitas e outros.

 

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!