Pai de cadeirante morta durante ataque a tiros em escola na BA se emociona: 'Se eu tivesse na hora, me atravessava na frente da bala'
26/09/2022 17:25 em Bahia

José Ferreira, pai da jovem Geane da Silva Brito, de 19 anos, morta durante o ataque a tiros no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, no oeste da Bahia, nesta segunda-feira (26), se emocionou ao falar da filha.

 

 

Em entrevista, o pai da garota disse que, se pudesse, teria ficado na frente dos disparos para salvar a filha.

 

 

 

 

"O sentimento não é de culpado, porque um pai não se sente culpado no momento desse. Se eu tivesse na hora, eu me atravessava na frente da bala para salvar minha filha. Eu peço desculpa a vocês, porque é triste, um pai está na frente de uma situação dessa, é dolorido", disse José Ferreira.

 

 

 

 


Pai de cadeirante morta durante ataque a tiros em escola na Bahia se emociona — Foto: Reprodução/TV Bahia

Pai de cadeirante morta durante ataque a tiros em escola na Bahia se emociona — Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo o pai de Geane Brito, a jovem fazia tratamento em um hospital da Rede Sarah, em Brasília. Ele também detalhou que ela tinha feito quatro procedimentos cirúrgicos em fevereiro deste ano e tinha previsão de passar por mais um no início de 2023.

"Uma boa menina, ela é especial. No mês de fevereiro, ela fez quatro operações, no mês de fevereiro ia fazer mais outras e aconteceu um caso desse, triste para um pai de família", contou.

Geane Brito morreu nesta segunda-feira durante ataque — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Geane Brito morreu nesta segunda-feira durante ataque — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ataque a tiros

Vídeos gravados por pessoas que estavam na frente da escola mostram o desespero e a correria dos alunos durante o ataque a tiros. Geane da Silva Brito, de 19 anos, era estudante do 9° ano, na instituição. [Veja no vídeo acima]

Segundo o delegado Rivaldo Luz, coordenador de Polícia Civil da região, um adolescente de 14 anos, que também estudava na escola, invadiu o local com um revólver calibre 38, duas armas brancas e aparentemente uma bomba caseira, e atirou contra os alunos, por volta das 7h. Não há informações sobre a motivação do crime.

Vídeos mostram correria e desespero de alunos após ataque que terminou com cadeirante morta em escola na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vídeos mostram correria e desespero de alunos após ataque que terminou com cadeirante morta em escola na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atirador foi baleado por uma pessoa que passava pelo local (não identificada), socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste. De acordo com informações preliminares, o jovem foi atingido em um dos ombros, no abdômen e em uma das pernas.

O Samu informou que quando o atirador foi socorrido, não respondia aos comandos da equipe médica, mas a saturação estava boa. O jovem deu entrada na unidade médica por volta das 8h10 e foi para o centro cirúrgico. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Geane era cadeirante e foi vítima do ataque a tiros em escola na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Geane era cadeirante e foi vítima do ataque a tiros em escola na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o comando da Polícia Militar, o atirador chegou na escola disparando. No momento, os estudantes aguardavam o horário das aulas para entrar nas salas. O porteiro, que não estava armado, correu com os alunos para tentar se proteger.

O autor do crime atirou diversas vezes na vítima. Quando acabou as munições da arma de fogo, usou o facão para esfaqueá-la.

A Polícia Civil investiga algumas publicações em redes sociais atribuídas ao adolescente de 14 anos com discurso de ódio. O pai do atirador, que é policial, foi chamado para prestar depoimento na delegacia da cidade. Ele contou que o revólver dele ficava escondido na casa dele. Também contou que acreditava que o filho não sabia em qual local ficava a arma.

A Prefeitura de Barreiras informou que as aulas na escola em que aconteceu o ataque foram suspensas por uma semana. Em nota, também lamentou o caso e disse que a Secretaria de Educação e a Polícia Militar acompanham e oferecem apoio e assistência aos estudantes e seus familiares.

"Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação", disse em trecho da nota.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), também se manifestou por meio do Núcleo Territorial da Bacia do Rio Grande (NTE 11).

O órgão informou que uma equipe do NTE e psicólogos da SEC foram colocados à disposição para prestar atendimento e apoio socioemocional à comunidade escolar e aos familiares da vítima.

"Neste momento de dor, a SEC se solidariza com os familiares, amigos, estudantes, educadores e trabalhadores da instituição de ensino", afirmou a secretaria.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!