Mulher diagnosticada com síndrome que provoca tumores aguarda autorização para realizar cirurgia de urgência na Bahia
Bahia
Publicado em 24/08/2021

Uma mulher diagnosticada com uma doença rara aguarda por uma cirurgia de urgência, desde o mês de julho. Jaqueline Pereira, de 30 anos, mora em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, e foi diagnosticada há dois anos com Síndrome de Peutz-Jeghers, que provoca tumores gastrointestinais.

A doença é causada por uma mutação genética. O diagnóstico surgiu em 2019, quando Jaqueline precisou fazer uma cirurgia para retirar 60% do intestino.

 

“Agora, fazendo outra colonoscopia, descobri vários pólipos, uma lesão. A gente fica apreensiva, preocupada”, conta Jaqueline.

 

Em julho deste ano, a condição de saúde piorou e ela precisa fazer uma cirurgia de urgência para retirar nódulos que estão na região do abdômen e podem evoluir para um câncer, segundo os profissionais que acompanham o caso.

Apesar de ter feito exames e obter um relatório médico que aponta a necessidade da cirurgia, ela ainda não conseguiu autorização para fazer o procedimento, que é realizado somente em Salvador.

 

"Ela pediu urgência, porque pode evoluir para câncer e até mesmo ter uma lesão mais séria”, detalha a jovem.

 

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que como a paciente não está internada, trata-se de uma cirurgia eletiva, de responsabilidade do município.

 

Já a Secretaria de saúde de Vitória da Conquista disse que a paciente foi acolhida e atendida na rede municipal e aguarda transferência para o Hospital Roberto Santos, na capital baiana. Ainda conforme o município, Jaqueline foi cadastrada no Programa de Tratamento Fora do Domicílio.

Enquanto o caso não é resolvido, Jaqueline sofre com dores e outros problemas causados pela doença.

 

"Quanto mais tempo vai levando, vai crescendo, comprime o meu abdômen. Sinto dores, desregula meu intestino, por causa dos pólipos. É sofrimento".
Comentários
Comentário enviado com sucesso!